Parceria inédita entre IES e órgãos de educação resulta no I Fórum Interinstitucional das Licenciaturas do Maranhão

Por em 13 de junho de 2016

fórum1

Pró-Reitora de Graduação da UEMA durante abertura do Fórum

A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda, 13.

Instituições públicas de ensino e órgãos de educação do Maranhão iniciaram nesta segunda, 13, as discussões acerca da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores nas Instituições de Ensino Superior Públicas em diálogo com a Educação Básica; o pleito ocorreu durante a abertura no I Fórum Interinstitucional das Licenciaturas do Maranhão, realizado no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  O evento terá duração de 3 dias

Fruto de uma parceria inédita entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria Municipal de Educação de São Luís, o evento visa a discussão sobre desafios e perspectivas da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, tendo como propósito maior o fortalecimento da educação básica.

A Reitora da UFMA, Nair Portela, frisou, durante a abertura oficial do Fórum, que o poder público tem o dever de respeitar a educação maranhense e ressaltou que essa parceria entre as IES e os órgãos de educação do Estado representa um grande momento para o campo educacional. “As instituições não se furtaram da responsabilidade de debater sobre as diretrizes curriculares. É visível que todos estão lutando por um Maranhão melhor”, refletiu.

Para a Pró-Reitora de Graduação da UEMA, Andréa Araújo, uma das coordenadoras gerais do Fórum e, no ato da abertura, representando o Reitor, Gustavo Pereira da Costa, esse momento é realmente histórico, por reunir Instituições tão importantes em torno da discussão proposta. Ela sublinhou ainda que a UEMA percorre, há anos, o trajeto da formação docente para a educação básica, com programas especiais de graduação, tais como o “Darcy Ribeiro”. “Estamos, no momento, buscando estratégias para nos fortalecer ainda mais nesse caminhar, pois compreendemos essa é uma importante contribuição da UEMA para a construção de uma sociedade mais ética e solidária. Para isso, são necessárias, também, políticas de Estado adequadas”, disse.

O público do Fórum está estimado em 700 pessoas. Ele é composto por diretores de curso de IES, chefes de departamentos de IES, técnicos administrativos de educação e acadêmicos de cursos de licenciatura.

fórum3

Secretário Municipal de Educação, Raimundo Feitosa e a coordenadora geral do UEMANET, Ilka Serra durante a abertura do Fórum

A programação, que contará com mesas de debate e palestras de pesquisadores de todo o Estado, segue até quarta, 15, no Centro Pedagógico Paulo Freire, Campus da UFMA.

A palestra inicial foi proferida pelo professor doutor Luiz Fernandes Dourado (CNE), com a temática central do evento. Destacam-se ainda as mesas de diálogo com os seguintes temas: “As Licenciaturas das Instituições Públicas do Maranhão: o cenário atual frente às novas Diretrizes”;  “O Papel da Prática como Componente Curricular na Formação de Professores à luz das Novas Diretrizes”; e “O Perfil do Egresso das Licenciaturas e as necessidades da Escola Pública”.

A mesa redonda “A Formação de Professores na Modalidade de Educação a Distância nas Instituições Públicas no Maranhão: estado atual e perspectivas”, será ministrada nesta terça, 14, às 14h, pelos professores: Dra. Ilka Serra (UEMA), Dra. Wilma Eugênio (UFMA), Dr.Reinaldo Portal (UFMA), Ma. Fabíola Monteiro (IFMA), tendo como coordenadora a Dra. Andréa de Araújo, Pró-Reitora de Graduação da UEMA.

Por: Walline Alves