Revogada portaria da Capes referente ao PIBID

Por em 16 de junho de 2016

pidibFoi publicada ontem (15), a Portaria nº 84, de 14 de junho, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), revogando a Portaria Portaria nº 46, de 11 de abril deste ano, que tratava sobre o Regulamento do Programa de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID).

Esta mudança é resultado de uma série de reivindicações feitas pela Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação – ForGRAD e o Fórum dos Coordenadores Institucionais do PIBID – FORPIBID.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi uma das Instituições que se posicionou contra a Portaria nº46  por considerar prejudicial aos ideais de professores e estudantes da educação básica e da educação superior envolvidos no PIBID.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, defendeu o PIBID, em nota publicada no no início deste mês: “É inquestionável a revolução que o PIBID tem promovido na formação inicial dos docentes; na aproximação entre a Universidade e a Escola; na valorização da formação docente; nas vivências práticas integradoras”.

Por: Débora Souza