Cooperação entre UEMA e SECTI prevê turma especial de pesquisa no Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas

Por em 6 de junho de 2016

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) assinou um termo de cooperação com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que firma uma parceria para a criação de uma turma especial para a linha de pesquisa em Engenharia Aeroespacial do Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas. Com essa nova turma, as instituições contribuirão para a formação de recursos humanos nesse setor no Maranhão.

Estiveram presentes o vice-reitor da UEMA, Walter Canales; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada; o representante do Centro de Lançamento de Alcântara, Jerônimo Donizete Mendes; além de professores e coordenadores da UEMA, e autoridades do Estado.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, essa iniciativa é um importante fator para o processo de desenvolvimento do estado. “A intenção é cumprir o eixo estratégico de potencialização do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), que está previsto no plano de metas, formando pessoas que possam desenvolver e trabalhar no setor aeroespacial, fazendo com que o CLA tenha impacto na economia do Maranhão”, disse o secretário.

“Esse convênio irá fortalecer o mestrado e formar pessoal qualificado em recursos humanos para iniciar outro ciclo de relacionamento e inserção do CLA, possibilitando assim a internalização de recursos”, acrescentou Almada.

De acordo com o vice-reitor da UEMA, Walter Canales, “a assinatura desse convênio é importante, pois visa à implantação de uma turma especial voltada para o aeroespacial, para que possa avançar nesse campo, atuando de maneira efetiva na base de lançamento de Alcântara. A UEMA disponibilizará laboratórios, gerência acadêmica, estrutura física e todo o processo de formação. É um ponto de partida para que tenhamos essa formação do pessoal concretizada no nosso estado”.

“Esse termo irá possibilitar futuros acordos que possam permitir essa transferência de recurso da Fapema para a UEMA, esses recursos serão destinados para bolsas, professores de outras localidades do Brasil, e também, para a aquisição de equipamentos, para que sejam desenvolvidas pesquisas”, concluiu o vice-reitor da UEMA.

Jerônimo Donizete Mendes, relações institucionais do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), destacou que, “essa parceria é de grande importância, não só para a comunidade cientifica, como também para as demandas do CLA. A formação de pessoal na área espacial é muito raro no Brasil, nós temos dois Centros e um Instituto Tecnológico da Aeronáutica que trabalha para formação de pessoal. O Centro de Lançamento necessita de profissionais, e não tínhamos até hoje uma iniciativa que viesse a suprir toda essa necessidade, esse novo acordo vem possibilitar um ponta pé inicial, para a formação de recursos humanos nessa área”.

Em breve, a UEMA abrirá o edital de seleção pública para o Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas. Ao todo, os investimentos são de mais de R$ 1,5 milhão que será aplicado em bolsas de estudos, equipamentos e auxílios ofertados por meio de parceria entre Governo do Estado, Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).

Por: Karla Almeida