UEMA é contemplada em Programa do CNPq para consolidação de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia


Por em 4 de junho de 2016



A  Rede Proprietas,em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA),  foi contemplada no resultado do julgamento da Chamada INCT-MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº16/2014, tornando-se um Instituto Nacional de Ciência e da Tecnologia (INCT), com o projeto “Social History of Property and Rights”.

A Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento, selecionando propostas para apoio financeiro a projetos voltados à consolidação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e à formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional.

A  Rede Proprietas  é formada por uma equipe multidisciplinar e interinstitucional,  composta por pesquisadores oriundos das áreas de História, Direito e das Artes, o grupo, do qual fazem parte professores de várias Instituições nacionais e internacionais, é coordenado pela Doutora Márcia Maria Menendes Motta (UFF) e na região do Nordeste pela Doutora Mônica Piccolo (UEMA).

Para o trabalho a ser desenvolvido como INCT, a Rede Proprietas cresce a partir de coordenações regionais que integram universidades em diferentes regiões do país, norteadas pelas reflexões do grupo.

Ela promove a produção e divulgação de pesquisas, bem como o intercâmbio e interação entre pesquisadores cujos trabalhos são permeados pela preocupação com a preservação e defesa de interesses coletivos.

 



Últimas Postagens