UEMA e Vale assinam Termo de Cooperação Técnica para reforçar a parceria entre as instituições

Por em 30 de junho de 2016

???????????????????????????????

O reitor Gustavo Costa, o gerente Vanderlei e a pró-reitor Andréa, assinam o Termo de Cooperação

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa e o gerente executivo da Vale, Vanderlei Marques, assinaram, nessa terça-feira (28), um Acordo de Cooperação Técnica, que permitirá às duas instituições realizarem projetos de interesse comuns em diversas áreas do conhecimento, visando a integração entre a Universidade e a empresa privada.

Na ocasião, a Vale anunciou o apoio, com a cessão de três bolsas de estudo para que estudantes de engenharia da UEMA possam desenvolver pesquisas nas instalações da empresa e que produtos possam ser analisados nos laboratórios da UEMA, em São Luís. O Acordo proporcionará o intercâmbio de conhecimentos técnicos nos departamentos, com o uso de laboratórios compartilhados que, segundo o reitor, vai oferecer aos alunos e professores da UEMA um importante campo de estágio, treinamento e pesquisa na empresa.

???????????????????????????????

O reitor Gustavo e o gerente Vanderlei

A comitiva da UEMA formada por 38 profissionais, entre reitor, pró-reitores, diretores de cursos e professores conheceram as instalações da Vale, o que incluiu o Centro de Engenharia Logística, onde professores puderam manusear os simuladores de trens e navios, local usado para treinamento dos empregados da Vale e estudantes de Engenharia da UEMA. Visitaram, ainda, o Centro de Controle Operacional da Estrada de Ferro Carajás e o Porto, os pátios de estocagem de minérios, e os píeres que integram o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira.

Conforme declarou o reitor da UEMA, “esta visita faz parte de uma aproximação necessária para intensificarmos essa rede de contatos institucionais com a Vale, porque já temos uma tratativa muito boa com ela e, hoje, foi mais um dia importante para identificarmos projetos de interesse para serem colocados em prática a curto prazo”, reforçou.

Para Vanderlei, a presença da UEMA na Vale representa uma conexão de futuro. “Os desafios só poderão ser vencidos se houver uma parceria muito forte com as instituições de ensino e com as entidades, que nos ajudarão a desenvolver com criatividade e implantar nossos projetos”, disse Vanderlei. E conclui sua fala ressaltando que, em relação ao convênio, as duas instituições irão discutir e estabelecer as prioridades para futuros projetos.

???????????????????????????????Ainda participaram da visita os pró-reitores Roberto Serra, Andréa de Araújo e Porfírio Guerra; o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Jorge Passinho e Silva, a prefeita do Campus Paulo VI, Fabíola Aguiar, representando a UEMANET, a professora Eliza Flora, professores, diretores de Curso e chefes de Departamento do CCT, assessores e demais representantes da Vale, o gerente de Engenharia da Vale, André Andrade e sua equipe, e a Relações Institucional, Vanessa Tavares.

Texto: Alcindo Barros (UEMA) e Natália Machado (Vale)