UEMA forma o primeiro aluno com deficiência auditiva em curso de pós-graduação


Por em 21 de junho de 2016



SIMBOLO DA UEMANETEsta semana foi marcante na história da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) porque é a primeira vez  que um aluno com deficiência auditiva concluiu um curso de pós-graduação pela UEMA.

Marcio Roberto Silva e Silva, formado em Pedagogia, enfrentou uma banca de professores, dia 15 de junho, para defender seu trabalho de conclusão de curso (TCC) em Psicologia da Educação com o tema “Inclusão do aluno com surdez na educação superior a distância: estudo de caso no curso de Especialização em Psicologia da Educação em São Luís-Ma”.

Foi um momento de muita emoção, especialmente quando o reitor Gustavo Costa compareceu à apresentação do estudante. “Quando soube deste evento adiei todos os compromissos da minha agenda, especialmente para estar aqui neste momento”, disse.

A vitória de um aluno deficiente auditivo deixou o reitor comovido.“É um momento
que acaba sendo histórico pelo simbolismo, que venham muitos outros iguais. A UEMA já graduou vários nos cursos de graduação, mas na pós-graduação é o primeiro e eu tenho certeza que muito do que está acontecendo hoje tem sido resultado do trabalho desenvolvido pelo Uemanet em implementar o curso de Educação a Distância – EAD com total nível de acessibilidade. Não basta só o conhecimento científico, a gente identifica o carinho, a paciência e a sensibilidade para que histórias de sucesso como essa aconteçam” finalizou o reitor.

Em meio ao aplauso de todos presentes coube ao reitor Gustavo Costa anunciar, em LIBRAS, a nota 10 alcançada pelo aluno em seu TCC.
Com a chegada do aluno, o UEMAnet criou uma série de possibilidades para facilitar seu aprendizado. Como ele era um aluno que optou pela Educação a Distância, as vídeoaulas foram legendadas e uma intérprete foi contratada para acompanhá-lo traduzindo tudo para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).

“Superação é a palavra que melhor define este momento. Fizemos o possível pra melhorar a acessibilidade digital para o Márcio, mas a garra e a força vieram com ele” declarou a Professora Ilka Serra, Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet.

Ao mesmo tempo, o departamento de design educacional começou treinamentos sobre acessibilidade com mentoreamento e capacitações realizadas por profissionais da Universidade Estadual Paulista –UNESP. Com toda disposição para este novo momento, os designers educacionais mobilizaram-se e produziram a primeira aula com tradução simultânea para LIBRAS.

“Certamente as aulas em LIBRAS ajudaram bastante, pois ela é a minha primeira língua, é através dela que compreendo e interajo com o mundo.” Expressou-se Marcio Roberto Silva e Silva. E, confiante, ainda complementou: “E agora meu próximo desafio será o Mestrado.”

Pós-Graduação em Psicologia da Educação

A pós-graduação oferecida pelo UEMAnet em Psicologia da Educação é disciplina fundamental nos cursos de formação de educadores, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Esse curso surge para aprofundar os conhecimentos e habilidades acerca dos processos e variáveis de natureza psicológica intervenientes da situação educativa, necessários no ato educativo.

A Psicologia da Educação estuda esses processos de conhecimento que são vividos por pessoas que participam de atividades educativas em diferentes âmbitos como a escola, a família e o trabalho.

Você pode conhecer mais sobre os cursos oferecidos pela UEMA e intermediados pelo UEMAnet em www.uemanet.uema.br

 Por: Ruben Mukama/UEMAnet



Últimas Postagens - Array / noticias-uema