UEMA inaugura Ambulatório no Campus Caxias

Por em 20 de junho de 2016

DSCN8057Visando a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, além do atendimento à população, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) inaugurou, na manhã da última sexta-feira (17), o Ambulatório Universitário do Campus Caxias, localizado à Rua Quininha Pires, 746, no centro da cidade, com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa, da diretora do Campus, Valéria Cristina Pinheiro, e do prefeito do Município, Léo Coutinho.

O Ambulatório, que tem como coordenadora, a professora e enfermeira Irene Sousa da Silva, está ligado aos cursos de Medicina e de Enfermagem da instituição.

De acordo com a professora Irene, o Ambulatório vai atender à população em consultas médicas e enfermagem, nas especialidades básicas, como: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Cardiologia, além da verificação de pressão arterial. Ela ressalta, ainda, que o próximo passo será a ampliação do espaço para a realização de exames de imagens (Raio X, Ultrasson e Eletro).

“O nosso Ambulatório, na verdade, é um Ambulatório-Escola. O professor, ao ministrar sua disciplina prática, poderá utilizá-lo, pois a nossa intenção é oferecer ao aluno e à população, um serviço de qualidade”, apontou Irene.

Para o prefeito de Caxias, Léo Coutinho, este novo espaço é a concretização de uma reivindicação antiga dos??????????????????????????????? estudantes, que servirá para fortalecer a região no atendimento à população. “A Prefeitura está disposta a fazer uma importante parceria com a universidade, o que será um benefício para a UEMA, para o Estado e para o Município de Caxias”, disse Leo.

Segundo a professora Valéria, o Ambulatório vai oferecer um campo de estágio para a prática de várias disciplinas aos alunos de Medicina e de Enfermagem, assim como, atendimento ambulatorial à comunidade. “Vai ser um serviço de referência que a população vai poder usufruir”, declara.

Conforme explica o reitor Gustavo Costa, a universidade entrega, hoje, o Ambulatório Universitário, do Campus Caxias, um empreendimento aguardado com muita expectativa pela comunidade acadêmica, e que agora foi possível concluir a parte de infraestrutura e dotá-lo de pessoal qualificado para dar início às atividades ambulatoriais em nível básico de atendimento com algumas especialidades sugeridas pelos professores dos cursos de Medicina e Enfermagem de Caxias.

DSCN8115“O propósito deste Ambulatório, além de fazer com que os alunos da área médica possam ter uma experiência prática maior, busca, também, integrar as redes municipal e estadual de saúde, num esforço coletivo de melhorar a qualidade de vida do povo maranhense”, esclarece o reitor. E acrescenta: “A população de Caxias vai contar, agora, com mais um espaço específico muito bem delimitado, porque é um ambulatório-escola, que tem como objetivo principal a formação dos profissionais da área médica, mas, que, certamente, trará um grande benefício à comunidade caxiense”.

Ainda participaram do evento o vice-reitor Walter Canales, os pró-reitores Marcelo Cheche (PPG), e Gilson Mendonça (PRA), a diretora do Curso de Medicina, Rose Marie Gomes, o diretor do Curso de Enfermagem, José de Ribamar Ross, o chefe de Gabinete da Reitoria, César Choairy, Assessores, alunos, servidores e autoridades convidadas.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Alcindo Barros