UEMA realiza abertura do II Simpósio de Planejamento Institucional

Por em 20 de junho de 2016

DSCN8137

O reitor Gustavo Costa e o vice-reitor Walter Canales recebem do pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMA para quadriênio 2016-2020

Com o tema “Gestão Estratégica Alinhada ao PDI”, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) realizou, na manhã de hoje (20), no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, a abertura do II Simpósio de Planejamento Institucional.

Participaram da solenidade de abertura, o reitor da UEMA, Gustavo Costa; o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana; e o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra. E, ainda, a secretária de Estado de Planejamento e Orçamento, Cynthia Celina de Carvalho Mota Lima; o subsecretário de Estado do Orçamento do Governo do Espírito Santo, Márcio Bastos Medeiros; os pró-reitores de Administração, Gilson Mendonça; de Graduação, Andrea de Araújo; de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche. Além de diretores de Centro e de Curso, professores, alunos, autoridades, servidores e convidados.

O reitor Gustavo Costa afirmou, “o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está sendo publicizado hoje, representa uma nova jornada em nossa universidade, teve como grande finalidade, estabelecer um diagnóstico da UEMA, a partir de um processo de caráter participativo em que todos foram imprescindíveis. O PDI orientará as ações cotidianas, estabelecendo diretrizes estratégicas e políticas institucionais e, em última análise, a construção dos planos setoriais da instituição”.

???????????????????????????????

O reitor Gustavo ministra a palestra de abertura

Ele complementou, explicando que “o PDI chega como um divisor de águas para orientar gestores, professores e servidores para novos caminhos e melhores escolhas que a UEMA deverá fazer daqui em diante. É resultado de um percurso rigoroso que demonstra, mais uma vez, a concretização do compromisso assumido. A minha convicção é que esse passo nos levará a dias melhores, com uma visão clara do caminho a ser seguido”.

Na oportunidade, o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra, entregou às mãos do Reitor, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMA, documento que norteará as ações da instituição para o período de 2016-2020. “Esse documento é fruto do esforço de toda a comunidade acadêmica, materializado em nossas mãos, como um conjunto de anseios, aspirações e desafios que nos ajudarão a fazer valer o que somos e o que queremos ser daqui para frente. É tempo de repensarmos, realinharmos e redefinirmos planos em favor da nossa instituição” destacou Roberto Serra.

Palestra de abertura

A palestra de abertura, intitulada “O PDI como instrumento estratégico de Desenvolvimento da UEMA”, foi proferida pelo professor Gustavo Costa, que tratou sobre a base legal do PDI, elaboração, eixos temáticos, missão, visão e valores, diretrizes estratégicas por perspectivas, Ciclo de Gestão e Plano de Gestão Anual (PGA).

Ainda pela manhã, foi proferida a palestra, “Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações Públicas”, ministrada pelo subsecretário de Estado do Orçamento do Governo do Espírito Santo, Márcio Bastos Medeiros, e a palestra “O PPA como instrumento estratégico de Desenvolvimento do Estado do Maranhão”, proferida pela secretária de Estado de Planejamento e Orçamento, Cynthia Celina de Carvalho Mota Lima.

???????????????????????????????

Público presente

Durante a tarde estão sendo realizadas mais duas palestras, sobre Gestão de Projetos e Gestão Estratégica, ministradas pelo consultor e professor Adilson Pize e pelo pró-reitor de Planejamento da UEMA, Antônio Roberto Serra. Amanhã (21), a programação contará com minicursos, oficina e exposição.

PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento que traça o perfil da instituição de ensino, considerando sua missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades que desenvolve e pretende desenvolver para alcançar seus objetivos e metas para um período de cinco anos. Deve estar intimamente articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional, realizada tanto como procedimento autoavaliativo quanto externo.

Texto: Karla Almeida

Fotos: Alcindo Barros