UEMA realiza abertura do II Simpósio de Planejamento Institucional

Por em 20 de junho de 2016

Com o tema “Gestão Estratégica alinhada ao PDI”, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), realizou na manhã de hoje (20), no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, a abertura do II Simpósio de Planejamento Institucional.

Participaram da solenidade de abertura, o reitor da UEMA, Gustavo Costa; o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra. E ainda, a secretária de Estado de Planejamento e Orçamento, Cynthia Celina de Carvalho Mota Lima; o subsecretário de Estado do Orçamento do Governo do Espírito Santo, Márcio Bastos Medeiros; os pró-reitores de Administração, Gilson Mendonça; de Graduação, Andrea de Araújo; de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra e de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche. Além de diretores de Centro e de Curso, professores, alunos, autoridades, servidores e convidados.

O reitor, Gustavo Costa afirmou, “o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que está sendo publicizado hoje, representa uma nova jornada em nossa universidade, teve como grande finalidade, estabelecer um diagnóstico da UEMA, a partir de um processo de caráter participativo em que todos foram imprescindíveis. O PDI orientará as ações cotidianas, estabelecendo diretrizes estratégicas e políticas institucionais e, em última análise, a construção dos planos setoriais da instituição”.

“O PDI chega como um divisor de águas para orientar gestores, professores e servidores para novos caminhos e melhores escolhas que a UEMA deverá fazer daqui em diante. É resultado de um percurso rigoroso que demonstra, mais uma vez, a concretização do compromisso assumido. A minha convicção é que esse passo nos levará a dias melhores, com uma visão clara do caminho a ser seguido”, destacou o Reitor.

Na oportunidade, o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra, entregou nas mãos do Reitor, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMA, documento que norteará as ações da instituição para o período de 2016-2020. “Esse documento é fruto do esforço de toda a comunidade acadêmica, materializado em nossas mãos, como um conjunto de anseios, aspirações e desafios que nos ajudarão a fazer valer o que somos e o que queremos ser daqui para frente. É tempo de repensarmos, realinharmos e redefinirmos planos em favor da nossa instituição” destacou o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra.

Palestra de abertura

A palestra de abertura, intitulada “O PDI como instrumento estratégico de Desenvolvimento da UEMA”, foi proferida pelo reitor da UEMA, Gustavo Costa que tratou sobre a base legal do PDI, elaboração, eixos temáticos, missão, visão e valores, diretrizes estratégicas por perspectivas, Ciclo de Gestão e Plano de Gestão Anual (PGA).

Ainda pela manhã, foi proferida a palestra, “Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações Públicas”, ministrada pelo subsecretário de Estado do Orçamento do Governo do Espírito Santo, Márcio Bastos Medeiros e a palestra “O PPA como instrumento estratégico de Desenvolvimento do Estado do Maranhão”, proferida pela secretária de Estado de Planejamento e Orçamento, Cynthia Celina de Carvalho Mota Lima.

Durante a tarde estão sendo realizadas duas palestras, sobre Gestão de Projetos e Gestão Estratégica, ministradas pelo consultor e professor, Adilson Pize e pelo pró-reitor de Planejamento da UEMA, Antônio Roberto Serra. Amanhã (21), a programação contará com minicursos, oficina e exposição.

PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento que traça o perfil da instituição de ensino, considerando sua missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades que desenvolve e pretende desenvolver para alcançar seus objetivos e metas para um período de cinco anos. Deve estar intimamente articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional, realizada tanto como procedimento autoavaliativo quanto externo.

Por: Karla Almeida