Uema realiza Semana do Meio Ambiente

Por em 3 de junho de 2016

semeiaA Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), da Universidade Estadual do Maranhão iniciou nesta quinta, 02, a Semana do Meio Ambiente da UEMA – SEMEIA 2016. A programação do evento, que conta com a parceria da Fazenda Escola, do Serviço Social e Médico, o Departamento de Educação Física e da Prefeitura de Campus, segue até esta sexta, 03.

Com o tema “Gestão para sustentabilidade e qualidade de vida na UEMA”, a Semeia faz parte das comemorações ao dia mundial do meio ambiente, e tem como objetivo discutir práticas sustentáveis nas instituições, além de debater e desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional, respeitando o meio ambiente.

As atividades iniciaram com uma apresentação de painéis dos projetos desenvolvidos pela AGA/UEMA. Logo após foi realizada a mesa redonda “Avanços e dificuldades para implementação da Gestão Ambiental nas Instituições de Ensino”, onde estiveram presentes a Assessora de Gestão Ambiental da UEMA, Zafira Almeida, os representantes da Universidade Federal do Maranhão, professor Carlos Erike Brito, do Universidade Ceuma, professor Sérgio Fernando Saraiva, do Instituto Federal do Maranhão, Carlos Erike Brito.

Segundo a Assessora, Zafira Almeida, discutir a gestão ambiental nas universidades junto com a comunidade acadêmica é importante para o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade nas Instituições de ensino. “A proposta da AGA é provocar reflexões sobre os problemas ambientais que ocorrem, discutindo sobre o tema e indo além, propondo e realizando ações importantes para a conservação e preservação do ambiente. Assim através do envolvimento de todos é possível desenvolver a cultura de sustentabilidade na Universidade”, afirmou Zafira.

semeia2Para o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, é indispensável que a gestão da Instituição seja orientada para a sustentabilidade e a qualidade de vida, e destacou os trabalhos desenvolvidos pela AGA: “Podemos afirmar que desde janeiro do ano passado a UEMA tem um novo olhar para as questões ambientais. Os projetos desenvolvidos pela AGA fazem parte de uma ação programática e que nos convida a mudar nossos hábitos”.

Durante a manhã a programação do evento contou ainda com a mesa redonda “Ações multidimensionais na construção do desenvolvimento sustentável na UEMA”. Participaram, Pró-Reitores de Planejamento, Antonio Roberto Serra, de Administração, Gilson Martins, de Graduação, Andréa de Araújo, de Extensão, Porfirio Candanedo Guerra Pesquisa, o Coordenador de Pesquisa, Claudio Eduardo Castro, representando o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Marcelo Cheche e a prefeita de Campus, Fabiola Oliveira Aguiar, que falaram sobre os planos e as medidas adotadas pela administração da UEMA nas questões ambientais.

semeia1

Durante o evento, o coordenador do serviço social e médico da UEMA e o chefe do departamento de Educação Física fizeram a entrega da versão preliminar do Programa de Qualidade de Vida da UEMA para o Reitor. O documento foi escrito com o apoio da AGA, e apresenta ações de curto, médio e longo prazo, realizadas pelo posto médico e pelo departamento de Educação Física, bem como o resultado da enquetes realizada com técnicos administrativos sobre a percepção e os anseios sobre qualidade de vida na Universidade.

No final da manhã os participantes do evento receberam mudas de espécies fitoterápicas e/ou aromáticas. Após o almoço, foram distribuídos doces feitos com aproveitamento integral de alimentos.

Durante os dois dias do evento serão realizadas atividades atividade de dança, ginástica aeróbica e localizada, além de monitoramento de indicadores de saúde. O evento será encerrado com um piquenique que marcará a inauguração do Bosque, um novo espaço para lazer e integração da Universidade.

Por: Polyanna Bittencourt