Docentes são contemplados em editais da FAPEMA de apoio a periódicos e eventos científicos

Por em 8 de julho de 2016

pesquisa científicaProfessores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foram contemplados nos editais nº 030/2015 de “AREC – Apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação – 4ª Chamada” e 005/2016 de “Apoio a periódicos científicos e tecnológicos”, ambos da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (FAPEMA).

Os editais fazem parte da linha de ação “Popularização da Ciência”, no âmbito dos programas “Mais Divulgação” e “Mais Ciência”.

Com esse resultado, três periódicos da Universidade irão receber apoio para divulgação científica: “Revista Pesquisa em Foco”, “Revista Brasileira de Engenharia de Pesca” e a “Revista Brathair”.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, a “Revista Outros Tempos”, que também é da UEMA, já tem recursos em vigência.

No edital de apoio à realização de eventos (nº 030/2015), 9 propostas de eventos foram contempladas: “Agronegócio e mudanças climáticas: Desafio da eficiência com sustentabilidade”, “III Simpósio em História Contemporânea conflitos e revoluções no século XX: Circulação de ideias entre a América e a Europa”, “I Painel de Tecnologia de Gestão de Empresa Júnior”, “V Semana Acadêmica das Ciências Agrárias”, “IX Encontro sobre abelhas nativas no Maranhão”, “X Semana Acadêmica de Letras: Mídias discursivas para o ensino de Língua e Literatura”, “IV Simpósio de Biologia de Imperatriz/ IV Encontro Sul – Maranhense de Biólogos Ecologia e Conservação dos recursos hídricos na região”, “II Seminário de Inovação Caxiense: Amostra de Projetos 2016”, “II Seminário de Promoção ao Aleitamento Materno: Chave para o desenvolvimento sustentável”.

“Os periódicos científicos da UEMA contribuem para a comunicação da pesquisa científica produzida no Estado do Maranhão, dando-lhe visibilidade e acessibilidade. Já os eventos científicos representam outra forma de colocar em evidência os resultados das pesquisas”, disse o pró-reitor.

Por: Débora Souza