Mais Extensão: terão início as ações da UEMA no âmbito do Plano MAIS IDH do Governo

Por em 11 de julho de 2016

Na próxima quarta, 13, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) darão início às ações extensionistas do Programa Institucional Mais Extensão Universitária, que está sendo desenvolvido no âmbito do “Plano MAIS IDH” do Governo do Estado. A solenidade acontecerá no Palácio dos Leões, às 9h

O Programa Mais Extensão, que é  realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, dará início às suas  primeiras ações, nos municípios do Estado, no período de 18 de julho a 01 de agosto de 2016.

Assim, o Edital (Nº007/2015/PROEXAE/UEMA) propicia a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do Maranhão, abrangendo três dimensões básicas do desenvolvimento humano: produção/renda, educação e saúde. A vigência do Edital será de julho de 2016 a julho de 2018.

De acordo com a Coordenadora de Extensão da UEMA, Dra Ariadne Enes Rocha, o Programa Mais Extensão foi criado como uma ação afirmativa ao Programa Mais IDH do Governo Estadual, que é realizado por intermédio da SEDIHPOP.

Logo, o escopo do “Mais Extensão” da UEMA é apoiar as ações governamentais nos municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano, materializadas no Programa Mais IDH do Governo Estadual. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

As ações no atual governo têm por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

O Projeto Mais Extensão teve edital de abertura em Dezembro de 2015. Após processo de inscrição e seleção, foram aprovados 43 projetos, com ação em 20 municípios. Mais de 40 profissionais e 183 alunos da UEMA estão envolvidos no “Mais Extensão”.

São parceiras do “Mais Extensão”: Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV; VALE; Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão – FAPEAD; Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA; Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP e; Secretaria de Segurança.

Número de projetos do Mais Extensão por município de atuação:

maisextensão

Por: Walline Alves