Mais Extensão: UEMA é a primeira Universidade a responder ao desafio de Mais IDH do Governo

Por em 14 de julho de 2016

Secretários de Estado, Reitor, Pró-Reitor da PROEXAE, alunos e professores que participarão do "Mais Extensão"

Secretários de Estado, Reitor, Pró-Reitor da PROEXAE, alunos e professores que participarão do “Mais Extensão”

Às Instituições de Ensino Superior do Estado foi lançado, no ano passado, um desafio pelo Governo do Estado do Maranhão: “como as universidades poderiam contribuir para desenvolver tecnologias e conhecimentos que pudessem incidir sobre as mudanças dos indicadores sociais do Maranhão?”.

E, na manhã dessa terça, 13, a UEMA deu início, de maneira inédita, às ações do Programa Institucional Mais Extensão Universitária, que está sendo desenvolvido no âmbito do “Plano MAIS IDH” do Governo do Estado.

A partir da próxima segunda, 18, acadêmicos e professores da UEMA estarão desenvolvendo seus respectivos projetos em 20 dos 30 municípios de Menor índice de Desenvolvimento Humano do Maranhão, por um período de 15 dias. Essa é a etapa inicial; o Programa será finalizado em Julho de 2018.

Mais de 40 profissionais e 183 alunos da UEMA estão envolvidos no “Mais Extensão”. Nove Centros e Campi da Instituição tiveram projetos aprovados nesse Programa, são eles: CECEN/São Luís, Campus Caxias, Campus Bacabal, CCA/São Luís, Campus Timon, CCSA/São Luís, CCT/São Luís, Campus Balsas e Campus Santa Inês.

O “Mais Extensão” abrange três dimensões básicas do desenvolvimento humano: produção/renda, educação e saúde.

O Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, afirmou que esse Programa é um avanço na política de extensão da Universidade e frisou: “o Governador Flávio Dino apresentou o programa Mais IDH e nos lançou esse desafio. Pontualmente, observamos que haveria a necessidade de trazer o programa Mais Extensão, no seu nascedouro, para o escopo propositivo do Programa Mais IDH”.

Desde o lançamento do edital do “Mais Extensão”, em Dezembro de 2015, fomos surpreendidos positivamente pela comunidade universitária com um número significativo de projetos, observou o Reitor.

Professores da UEMA que coordenarão os projetos do "Mais Extensão"

Professores da UEMA que coordenarão os projetos do “Mais Extensão”

Ele sublinhou ainda: “o Programa mais extensão marca o ineditismo da ação da UEMA dentro da consolidação da política mais efetiva da extensão universitário. Esse é um traço marcante e necessário da nossa universidade. E fico muito feliz por nossos alunos e professores terem acreditado nessa missão”.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, ressaltou: “A UEMA foi a primeira Universidade a responder o desafio lançado pelo Governo do Estado. Gostaria de parabenizar a toda comunidade acadêmica pelo esforço”.

Autoridades presentes na solenidade de Lançamento das ações do "Mais Extensão"

Autoridades presentes na solenidade de Lançamento das ações do “Mais Extensão”

Também estiveram presentes na solenidade de lançamento das ações do “Mais Extensão”, os secretários de estado: Tatiana Pereira (Juventude) e Jhonatan Almada (Ciência, Tecnologia e Inovação); o Presidente da FAPEMA, Alex Oliveira; o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Porfírio Candanedo Guerra; o gerente de projetos e implantação logística da Vale, Vanderlei Marques; além de pró-reitores, professores e alunos.

Mais Extensão

O Programa Mais Extensão é realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, em parceria com Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP). O escopo do “Mais Extensão” é apoiar as ações governamentais nos municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano, materializadas no Programa Mais IDH do Governo Estadual. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

As ações no atual governo têm por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

O Projeto Mais Extensão teve edital de abertura em Dezembro de 2015. Após processo de inscrição e seleção, foram aprovados 43 projetos, com ação em 20 municípios.

São parceiras do “Mais Extensão”: Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV; VALE; Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão – FAPEAD; Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA; Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP e; Secretaria de Segurança.

Número de projetos do Mais Extensão por município de atuação:

maisextensão

Por: Walline Alves