Tem início a primeira turma do Curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho

Por em 22 de julho de 2016

_MG_0061.A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) realizou ontem (21), a aula inaugural do Curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho.

O Curso tem como objetivo formar profissionais com competência técnica e científica para atuar na preservação da saúde do trabalhador, buscando soluções dentro do eixo tecnológico, ambiental, de saúde e segurança em níveis local, regional, nacional e internacional.

Cerca de 80 alunos de São Luís e mais 9 polos do interior fazem parte da primeira turma, que é fruto de um convênio entre a UEMA, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

Na oportunidade, a assessora pedagógica do Curso, Ilma Pinheiro, apresentou a _MG_0087.equipe técnica que irá dar suporte aos alunos durante a graduação e também prestou algumas orientações sobre o andamento das atividades.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o início das aulas marcam um período de descoberta e de um grande trabalho a ser feito na busca pelo conhecimento. Ele também agradeceu pelo voto de confiança na IES.

“Quero enaltecer a confiança depositada na UEMA, no seu corpo técnico, tanto por parte do Comando Geral da Polícia Militar quanto do Senai e de todo sistema S, que compreenderam a proposta da Universidade no sentido de oferecer um curso que trata da segurança das pessoas e das organizações”, comentou.

Já o comandante geral da PMMA, coronel José Frederico Gomes Pereira, parabenizou a Universidade pela iniciativa e aos estudantes da Polícia que integram o Curso pelo desejo de ampliar seus conhecimentos.

“Os policiais, homens e mulheres, que no cotidiano lutam contra a criminalidade, agora estão buscando um conhecimento paralelo para poder ampliar as oportunidades de atuação. Eles estão optando por uma nova profissão que pode servir tanto para a polícia quanto para o mundo civil”, disse.

_MG_0096.A coordenadora de Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Senai, Scheherazade Bastos, considerou o convênio fundamental para o desenvolvimento do corpo de profissionais daquela organização.

“A parceria é fundamental para que o Senai dê continuidade a todo investimento que tem feito no aprimoramento de seus profissionais. E eu acredito que isso é apenas o início de muitas parcerias”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora do UEMAnet, Ilka Serra, o Curso terá duração de dois anos e meio, e os alunos poderão contar com todo o suporte da coordenação para que consigam concluir com êxito a graduação.

“Será disponibilizado para os estudantes um mundo de conhecimento a ser explorado por meio de ferramentas tecnológicas e pedagógicas disponíveis para quem mergulha na educação a distância”, ressaltou.

Durante os dias 25 e 26 deste mês, os alunos vão receber treinamento relacionado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como sobre ferramentas tecnológicas úteis para as atividades pedagógicas.

A programação da aula inaugural contou também com uma palestra sobre “A Importância da profissão de Segurança no Trabalho no desenvolvimento do Maranhão”, ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), Cleudson Campos de Anchieta, com transmissão via web para os demais campi.

Também participaram da aula inaugural o subcomandante da PMMA, coronel Jorge Luongo, representando o diretor de Ensino da PMMA, coronel Antônio Roberto Silva; o coordenador do Curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho, Francismar Rodrigues de Sousa; a coordenadora de Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Senai, Scheherazade Bastos; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra, professores, servidores e estudantes._MG_0057

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho