AGA inicia a fase II do Projeto Adote uma Caneca

Por em 31 de agosto de 2016

adote uma canecaDevido ao alto índice de copos descartáveis utilizados e descartados de forma inadequada, a Assessoria de Gestão Ambiental da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão – (AGA/UEMA) instituiu o Projeto Adote Uma Caneca, com a meta de retirar os corpos descartáveis de nossas atividades diárias, pois esse é um resíduo altamente problemático, por não ter destinação correta no Estado e, sobretudo, pelos comprometimentos que traz ao ambiente pelo quantitativo gerado e o tempo necessário para sua degradação, além dos malefícios que seu uso acarreta a saúde.

Ciente de seu papel enquanto Instituição de Ensino, a UEMA, por meio da AGA, tem buscado reduzir o quantitativo de copos descartáveis utilizados, com ações de sensibilização e Educação Ambiental, alcançando excelentes resultados na fase I do projeto realizada no Restaurante Universitário (R.U.).

A implantação da fase I aconteceu no ano de 2015, abolindo, definitivamente, o uso de copos descartáveis do R.U. O local foi escolhido, pois é uma área de vivência da Universidade, que recebe em média de 1.700 usuários, dentre os discentes, docentes e funcionários de todos os prédios do Campus.

Neste segundo semestre de 2016, inicia a substituição dos copos descartáveis por canecas e/ou garrafas de uso duráveis nos setores administrativos de nossa Universidade. Como forma de bonificar os servidores, a AGA, apoiada pela Reitoria, promoverá uma ação de doação de canecas para os setores administrativos do Campus Paulo VI.

“Essa bonificação servirá como um convite aos servidores para que os mesmos possam somar conosco. Pretendemos incentivar a todos para que possam adotar esse compromisso com a nossa casa, utilizando sua caneca no local de trabalho”, disse a coordenadora da AGA, Zafira Almeida.

E completou: “Cabe ressaltar que, com o início do projeto em 2015, já foi possível deixarmos de enviar mais de 450 mil copos descartáveis para o lixo. Agora, ao iniciarmos a fase II do Projeto Adote Uma Caneca, pretendemos reduzir e minimizar ainda mais a utilização desse resíduo, que é prejudicial não só para o meio ambiente como também para nossa saúde. Por que utilizar um copo plástico, se temos nossa caneca? Desta maneira, cada um pode fazer a sua parte para que todos tenham uma vida de melhor qualidade!”.

DOAÇÃO DA CANECA

Cada chefe administrativo (coordenador de setor, chefe de departamento, diretor de curso, diretor de centro) deverá encaminhar para o e-mail da AGA/UEMA (aga.uema@gmail.com) uma relação com nome, matrícula e função de cada funcionário.  Inicialmente, serão beneficiados apenas os funcionários técnicos administrativos.