Alunos UNABI acompanham atividades na COOPRESL

Por em 31 de agosto de 2016

unnamed (1)Com o intuito de acompanhar as atividades realizados pelos catadores de resíduos sólidos para reciclar, reutilizar e dar destino final aos materiais que poderiam estar no lixo, os alunos da Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Inter geracional – UNABI da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizaram uma visita técnica na cooperativa de materiais recicláveis (COOPRESL) que funciona nas dependências da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O professor Wenderson Vasconcelos que ministra a disciplina de Educação Ambiental enfatizou a importância das cooperativas de reciclagem: “É uma atividade que visa mitigar o impacto ambiental dos resíduos sólidos urbanos, por meio da coleta seletiva de lixo”.

Segundo a presidente das cooperativas de catadores de resíduos sólidos do maranhão, Maria José Castro, as cooperativas contribuem com a extensão da vida útil de produtos e embalagens por meio da coleta, separação e fornecimento de matéria-prima secundária para a indústria.

“Dessa forma consolidam os programas de logística reversa de empresas que buscam a recuperação de produtos recicláveis. A principal preocupação da logística reversa é o equacionamento dos caminhos percorridos pelos bens ou seus materiais constituintes após o termino de sua vida útil”, destacou Maria José Castro.