Egresso do Curso Técnico em Edificações da UEMA conquista graduação em sargento da Aeronáutica na categoria Serviço de Obras


Por em 4 de agosto de 2016



_MG_0010.O ex-aluno do Curso Técnico em Edificações da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Joberth Silva Mendes, concluiu o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS-B) na categoria Serviço de Obras (SOB),  pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), maior centro técnico militar da América do Sul.

Joberth Mendes já era cabo da Força Aérea Brasileira (FAB) quando fez o Curso Técnico a distância pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) com o objetivo de participar da seleção do EAGS- B, na qual foi aprovado em 1º lugar.

Ele comentou que aproveitou a oportunidade quando a UEMA abriu seletivo para o curso na área de edificações a distância por não ter uma rotina que favorecesse estudar em um curso presencial.

“O grande diferencial desse curso foi eu poder escolher o tempo de estudo porque não poderia fazer presencial, estava constantemente viajando de uma cidade para outra. Com o curso a distância eu consegui qualificação para progredir em minha carreira na Aeronáutica”, comentou.

Também disse que tinha preconceito em relação ao ensino a distância, mas que mudou de opinião no decorrer das aulas.

“Eu vi que funcionava como um curso presencial, temos carga horária para cumprir, atividades, etc., é preciso ser bastante disciplinado. Contei com coordenadores e tutores que deram bastante suporte quando tinha dúvidas,  era só enviar mensagens que meus tutores respondiam prontamente”, afirmou.

Agora Terceiro Sargento da FAB, Joberth Mendes, foi um dos alunos da primeira turma do Curso ofertado pela UEMA, que formou mais de 70 técnicos em edificações.

A tutora presencial do polo São Luís, Silvânia Rodrigues Araújo, informou que o curso tem duração de dois anos, sendo dividido em 4 módulos, cada um com 7 disciplinas. Explicou ainda sobre os encontros presenciais e práticas realizadas nos laboratórios da Universidade.

“Os alunos têm aulas práticas nos laboratórios do Núcleo Tecnológico de Engenharia (NUTENGE), aulas de topografia e edificações. Além disso, marcamos encontros presenciais para prestar orientações sobre o funcionamento do ambiente virtual (AVA) e esclarecer dúvidas mais complexas”, disse.

Em breve, o UEMAnet irá lançar edital de seleção para cursos técnicos a distância.

Por: Débora Souza

Foto: Rafael Carvalho



Últimas Postagens