Nota Oficial: Cortes no CNPq atingem o PIBIC/UEMA

Por em 10 de agosto de 2016

Nota Oficial: Cortes no CNPq atingem o PIBIC/UEMA

O Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) surpreendeu a comunidade acadêmica do país com a divulgação do resultado da Chamada CNPq n. 04/2016 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o anúncio do corte global de 20% das Bolsas.

No caso da Universidade Estadual do Maranhão, o corte foi de pouco mais de 15% (de 66 para 57 Bolsas). Essa medida, unilateral e repentina, atenta contra o esforço que temos empreendido para combinar políticas de expansão e inclusão com a busca de uma maior qualidade acadêmica.

Basta dizer que regressamos ao patamar de Bolsas do ano de 2011, quando tínhamos 55 Bolsas CNPq. Nesse intervalo de cinco anos, a UEMA mais do que dobrou o número de doutores em seus quadros e incrementou significativamente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. No ano de 2015, aumentamos de 120 para 200 o número de bolsas próprias ofertadas pela universidade; o incremento, de 120 para 200, também foi realizado pela FAPEMA, em relação às bolsas destinadas à UEMA.

Assim, enquanto UEMA e FAPEMA ampliaram em quase 70% o número de Bolsas do PIBIC/UEMA, o CNPq, na contramão de uma política de desenvolvimento da ciência, atinge docentes e discentes, com um ato de desvalorização da formação de recursos humanos e das atividades científicas no âmbito do Estado do Maranhão.

Em virtude disso, manifestamos nossa desaceitação ao corte anunciado, ao tempo em que aderimos ao pleito conjunto de várias instituições no sentido de que a presidência do CNPq reconsidere essa grave medida de restrição a todos imposta.

São Luis, 08 de agosto de 2016.

Prof. Gustavo Pereira da Costa