Oficinas de Culinária são realizadas por professores e alunos da UEMA no bairro Cidade Operária

Por em 9 de agosto de 2016

6O Curso Técnico de Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou sábado (06), nas dependências do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS -Cidade Operária,  a culminância do seu IV módulo, com uma ação que envolveu a comunidade em oficinas de culinária, ministradas por seus alunos e tutores.

Durante o dia inteiro, dezenas de pessoas de várias idades, estiveram aprendendo como manusear, tratar e cozinhar alimentos derivados do leite, frutas e hortaliças, carnes e derivados e elementos de panificação.

A aluna Maria do Socorro Gonzaga ressaltou como foi importante transformar a teoria aprendida em prática. “Usar o conteúdo das aulas, o que estudamos nos vídeos e poder repassar para outras pessoas é essencial. Vê-los interagindo, produzindo e colocando, literalmente, a mão na massa é dignificante” completou a estudante.

Para a dona Pedrina Alves do Reis nunca é tarde para aprender. Em meio a aula de panificação, ela afirmou orgulhosa: “Eu tenho 57 anos, faz pouco tempo que aprendi a escrever meu nome e agora vou aprender a fazer pão caseiro pra me ajudar no sustento”.

No encerramento da programação, através de um teatro de bonecos, foram apresentadas de maneira lúdica várias informações de como os alimentos devem ser manuseados e quais as normas sanitárias que precisam ser utilizadas no seu preparo e acondicionamento.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) foi um dos parceiros do projeto.  Responsável por informar aos participantes sobre o Sistema Estadual de Inspeção, a sua Coordenadora de Ação Sanitária e Comunicação, Iramir Marques de Almeida,

5 (1)discorreu sobre a importância de toda empresa ou indústria de alimentação registrar ou certificar o seu produto junto a AGED. “Aqui nós divulgamos também as boas práticas de fabricação, ressaltamos a importância da higiene na produção do alimento, para que ele não venha causar risco à saúde dos que forem consumi-los e para a saúde pública”, complementou Iramir Marques.

A presença da comunidade superou as expectativas e a coordenação providenciou mais material para que todo mundo pudesse ser acomodado. A professora Sandra Regina Costa Dos Santos, Coordenadora Pedagógica dos Cursos Técnicos e Tecnólogos, que também organizou toda a ação, comemorou o objetivo alcançado. “A UEMA cumpre com seu papel social dando retorno à comunidade e possibilitando-lhe a geração de renda a partir do conhecimento que nós levamos a ela”.

O curso técnico de Alimentos é intermediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UEMAnet) na modalidade de Educação a Distância e por outras ações educacionais que demandem a utilização de recursos tecnológicos. Os alunos, entre outras coisas, aprendem a se tornarem profissionais que atuam no processamento e conservação de matérias primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.

Por: Rubem Mukama