Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas realiza reunião com Coordenador dos Mestrados Profissionais da Capes

Por em 16 de agosto de 2016

pecsO Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas (PECS), da UEMA, realizou nesta segunda (15) uma reunião com o coordenador Adjunto do Mestrado Profissional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Avelino Francisco Zorzo.

Segundo o coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas, Henrique Marino Costa do Amaral, a reunião teve como objetivo discutir os critérios de avaliação utilizados pela Capes para qualificar os cursos de mestrado profissional. “A nossa intenção com a reunião é discutir as regras utilizadas pela Capes e a forma como devemos nos portar diante de cada uma delas, para que possamos melhorar nossos índices e ter uma melhor qualificação”, afirmou o coordenador do Mestrado.

Participaram da reunião o vice-coordenador do Mestrado, Fernando Jorge Cutrim Demétrio, o diretor do curso de Engenharia da Computação, Rogério Moreira Lima e professores do PECS.

Durante a reunião, Avelino Francisco Zorzo, falou sobre as diretrizes da Capes e tirou as dúvidas dos professores. De acordo com o professor, a iniciativa do PECS em realizar reuniões desse tipo é de extrema importância para a qualidade de um curso. “Essa preocupação em trazer os professores para discutir e observar o que a computação está recomendando, é um ponto muito positivo, que reflete o cuidado que a Universidade tem em oferecer um curso de qualidade para a sociedade”, disse o Avelino.

O professor falou também do caráter interdisciplinar da computação, da importância da qualificação para o profissional nessa área e sobre os desafios que os mestrados profissionais em ciência da computação têm no país. “O principal desafio do mestrado profissional é fazer com que a academia se relacione com a sociedade, ou seja, que os mestrados profissionais consigam resolver os problemas da sociedade usando os métodos científicos. Os mestrados profissionais têm que olhar como a ciência está se desenvolvendo para com isso levar solução para os problemas de hoje”, afirmou Avelino.

Durante a tarde o professor Avelino Zorzo participou da aula inaugural do Mestrado onde proferiu palestra sobre segurança em computação para os alunos do 1º semestre letivo de 2016.