Programa “Mais Extensão” finaliza 1ª operação de campo

Por em 18 de agosto de 2016

img_4

O Programa Institucional “Mais Extensão Universitária” da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) concluiu a 1ª operação de campo, que foi realizada no período de 18 de julho a 01 de agosto de 2016.

Mais de 40 profissionais e 185 alunos da UEMA estão envolvidos no “Mais Extensão”, desenvolvendo ações em 20 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão. Dez Centros e Campi da Instituição tiveram 43 projetos aprovados nesse Programa, são eles: CECEN/São Luís, Campus Caxias, Campus Bacabal, CCA/São Luís, Campus Timon, Campus Barra do Corda, CCSA/São Luís, CCT/São Luís, Campus Balsas e Campus Santa Inês.
Imagem1

O Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, destacou que o Programa é um avanço na política de extensão da Universidade: “o Governador Flávio Dino apresentou o programa Mais IDH e lançou para nós esse desafio. Pontualmente, observamos que haveria a necessidade de trazer o “Mais Extensão”, no seu nascedouro, para o escopo propositivo do Programa Mais IDH”.

Ele sublinhou ainda: “Desde o lançamento do edital do “Mais Extensão”, em Dezembro de 2015, fomos surpreendidos positivamente pela comunidade universitária com um número significativo de projetos. O Programa Mais Extensão marca o ineditismo da ação da UEMA dentro da consolidação de uma política mais efetiva da extensão universitária. Esse é um traço marcante e necessário da nossa universidade”.

img_3De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra, “o Programa Mais Extensão teve início de fato agora no mês de julho, momento em que vários grupos de estudantes e professores/coordenadores instalaram seus projetos nos municípios de menor IDH do Maranhão. O “Mais Extensão” teve uma grande aceitação em todos os municípios onde foram implantados, tanto por parte da população, como pelos alunos e coordenadores que participaram de cada equipe. Observa-se que a UEMA mostra, por meio da extensão, estar muito mais próxima do cidadão e daquelas pessoas que precisam de um apoio social”.

“Essa primeira etapa foi concluída e, com isso, o objetivo está sendo cumprido. Para os estudantes está sendo uma experiência inigualável, pois eles estão saindo das paredes das salas de aula e indo aplicar os conhecimentos adquiridos em campo. Além disso, a UEMA, por meio da extensão, está exercendo seu papel social, com o envolvimento de vários Campi da instituição. Estamos muito satisfeitos com esses primeiros resultados e vamos continuar com o trabalho. Mensalmente, os coordenadores farão visitas nos locais em que foram instalados os projetos, monitorando as ações para que, no início de 2017, seja realizada a segunda operação do “Mais extensão”. Estamos trabalhando em um Programa que terá início meio e fim, estendendo-se até 2018”, enfatizou o pró-reitor da Proexae, Porfírio Guerra.

O “Mais Extensão” abrange três dimensões básicas do desenvolvimento humano: produção/renda, educação e saúde. Dos 43 projetos aprovados, 11 foram da área da saúde, 21 da educação e 11 de produção e renda. A 2ª operação de campo será realizada em janeiro de 2017, nos mesmos municípios.Img_2

O Programa Institucional Mais Extensão Universitária fomentará ações extensionistas da UEMA até janeiro de 2018, proporcionando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão em municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do Maranhão.

Programa Mais Extensão

imag_1

As ações no atual governo têm por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Com isso, às Instituições de Ensino Superior do Estado foi lançado, no ano passado, um desafio pelo Governo do Estado do Maranhão: “Como as universidades poderiam contribuir para desenvolver tecnologias e conhecimentos que pudessem incidir sobre as mudanças dos indicadores sociais do Maranhão?”. A partir disso, a UEMA foi a primeira Universidade a responder ao desafio de Mais IDH do Governo com o Programa Mais Extensão.

O “Mais Extensão” é realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), em parceria com Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP). O escopo do “Mais Extensão” é apoiar as ações governamentais nos municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano, materializadas no Programa Mais IDH do Governo Estadual. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

O Projeto teve edital de abertura em Dezembro de 2015. Após processo de inscrição e seleção, foram aprovados 43 projetos, com ação em 20 municípios.

São parceiras do “Mais Extensão”: Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV; VALE; Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão – FAPEAD; Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA; Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP e; Secretaria de Segurança.

img_5

Por: Karla Almeida