UEMA e ITA assinam Termos de Cooperação Técnica no Palácio dos Leões

Por em 5 de agosto de 2016

DSCN8531A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) assinaram, nessa quinta-feira (04), às 16h, no Palácio dos Leões, um Termo de Cooperação Técnica e Acadêmica, um Aditivo e um Plano de Trabalho, que firmam uma importante parceria entra as duas instituições, visando estabelecer mútua cooperação para o intercâmbio de informações, troca de experiências e de conhecimentos técnicos e acadêmicos, mobilidade docente e outras atividades científicas na área da Engenharia de Computação.

De acordo com o convênio, a UEMA e o ITA compartilham a mesma possibilidade, no que se refere a visitas mútuas de professores, estudantes e técnico-administrativos, na realização de atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão e, também, a gestão universitária, bem como a constituição de grupos de trabalho, elaboração conjunta de projetos e programas de cooperação a curto, médio e longo prazo. Além de intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, científicas e culturais.

Durante a solenidade de assinatura do Termo, o governador Flávio Dino ressaltou a importância do convênio para o Maranhão e para a educação superior do estado, neste caso, no fortalecimento do projeto aeroespacial, envolvendo a UEMA, a UFMA, o IFMA e o CLA. “Estamos andando na direção correta, para a integração entre este fantástico empreendimento que é o CLA, e a presença do ITA em nosso estado, com o desenvolvimento dos nossos profissionais, dos nossos saberes e das nossas atividades universitárias. Nós desejamos que essa parceria frutifique e que ela se estenda, alcançando o objetivo máximo, que é, muito em breve, ainda no meu governo, ter uma unidade do ITA no Maranhão”.???????????????????????????????

Dentro dessa concepção, o convênio estabelece um grande intercâmbio de informações para apoiar a implantação de
uma turma especial do Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas, com ênfase na área de Concentração em Computação Aplicada, na linha de pesquisa em Sistemas Computacionais aplicados à Engenharia Aeroespacial, a ser ministrado na UEMA, e, ainda, a qualificação e a capacitação de recursos humanos no Maranhão para o setor de engenharia aeroespacial, direcionada à computação, telecomunicações, e automação e controle.

Conforme explica o reitor Gustavo Costa, com a assinatura do convênio entre a  UEMA o ITA, novas tecnologias serão implantadas no estado. “Essa área de engenharia aeroespacial precisa ser fortalecida em nosso estado, tendo em vista o posicionamento estratégico do CLA, e mostrar que o Maranhão tem condições de desenvolver ações efetivas nesse segmento. A UEMA, como a Universidade do Estado, não poderia ficar distanciada desse propósito, e assina este Termo de Cooperação com o ITA, que é uma instituição de referência para formar profissionais em nível de mestrado na área de engenharia espacial”, disse o professor.

DSCN8489Segundo o reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, a parceria está sendo firmada com a intenção de implantar um Curso de Mestrado, na área aeroespacial na UEMA, com foco em eletrônica e computação, onde o Instituto irá contribuir com participação de professores que ministrarão importantes disciplinas no Campus Paulo VI, com o apoio técnico e a supervisão de pesquisas do CLA. “A ênfase desse convênio é, na verdade, a criação de um mestrado profissional, com a primeira turma iniciando no início do ano que vêm, onde serão formados cerca de 20 mestres por ano” afirma.

Já o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas da UEMA, Henrique Mariano do Amaral, classificou o evento como um momento histórico para o Maranhão, com o interesse dessas grandes instituições em investir no estado. “Com isso, começaremos ter o domínio de um processo em certas tecnologias que vão nos possibilitar agregar o Centro de Lançamento de Alcântara à realidade do Maranhão”, esclarece.

Ainda participaram da solenidade, o vice-reitor da UEMA, Walter Canales; o presidente da Fapema, Alex Oliveira; o DSCN8536reitor do IFMA, Roberto Brandão, o secretário de Ciência e Tecnologia, Jhonatan Almada, a coordenadora de pós-graduação da UEMA, Rita Seabra; o professor Alan Kardec, representando a UFMA; e convidados.

Texto: Alcindo Barros