UEMA inaugura laboratórios de pesquisa no Campus Paulo VI

Por em 24 de agosto de 2016

01Visando intensificar a pesquisa e melhorar a qualidade do ensino de graduação e da pós-graduação, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) inaugurou, na manhã dessa terça-feira (23), no Campus Paulo VI, os laboratórios de Biodiversidade Molecular (LaBimol), de Biomarcadores em Organismos Aquáticos (LABOAq), e reinaugurou o Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática (LabPEA), ligados ao Núcleo de Pesquisas em Organismos Aquáticos, e ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos e Pesca (PPGRAP).

A solenidade contou com a presença do reitor da instituição, Gustavo Costa; do vice-reitor Walter Canales; dos pró-reitores Andréa de Araújo (PROG); Porfírio Guerra (PROEXAE); Roberto Serra (PLANEJAMENTO); e Gilson Mendonça (PRA); da diretora do CECEN, Ana Lúcia Duarte; da chefe do LabPEA, Zafira Almeida; da chefe do LABOAq, Raimunda Fortes; da chefe do LaBimol, Lígia Tchaicka; da prefeita do Campus Paulo VI, Fabíola Aguiar; de professores, pesquisadores, e de estudantes. 02

De acordo com o reitor Gustavo Costa, os laboratórios são três espaços modernos e bem planejados que receberão professores e alunos para incrementar a pesquisa nesta área do conhecimento. “Tudo isso é parte dos esforços de professores e de gestores, que resultou em um grande empreendimento, repercutindo, assim, positivamente na qualidade das pesquisas e do ensino de graduação e pós-graduação na instituição”, apontou o reitor.

Para a professora Raimunda Fortes, chefe do LABOAq, os laboratórios terão uma importância significativa tanto para a graduação quanto para a pós-graduação na UEMA. Ela explica que na graduação, a contribuição será no campo da extensão e da iniciação cientifica, e, na pós-graduação, vai ser na orientação de mestrado e doutorado. “Além disso, vamos investir na produção científica qualificada, como artigos com alto fator de impacto, que divulguem os resultados dos nossos trabalhos, visando à melhoria da qualidade de vida da população maranhense”, esclarece a pesquisadora.

03Conforme explica a professora Zafira, chefe do LabPEA, os laboratórios representam muito para a universidade. Segundo ela, o número de alunos de graduação, de mestrado e de doutorado orientados é muito grande. “Hoje temos uma produção muito alta e, com a chegada desses novos laboratórios, podemos quadruplicar os números da produção científica. Isso eleva o nome da UEMA e do Estado do Maranhão”, declara a professora.

A chefe do LaBimol, professora Lígia Tchaicka, informou que alunos e professores lutaram muito para conseguir este espaço. “E, agora que conseguimos, podemos potencializar nossa produção. É um momento de muita alegria, não só para mim, mas também para toda a equipe que me acompanha nos trabalhos que realizamos”, disse.

Atualmente, são 26 projetos de pesquisas desenvolvidos por alunos e professores envolvidos no núcleo (somando 04mais de dois milhões de reais em captação de recursos externos), 08 projetos de extensão, 36 artigos completos e publicados em periódicos (como qualis CAPES), 08 livros e 31 capítulos de coletâneas, orientação de 66 trabalhos de iniciação científica, 26 dissertações de mestrado, 05 teses de doutorado, e mais de 50 trabalhos apresentados em eventos internacionais, nacionais e regionais.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael de Carvalho