UEMA realiza aula inaugural da primeira turma UNABI

Por em 10 de agosto de 2016

Mesa de abertura

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), com a finalidade de promover atividades socioeducativas que oportunizam a formação continuada, inserção social e qualidade de vida do idoso, realizou na tarde de ontem (9), no auditório do UEMANET, a aula inaugural da primeira turma do Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Inter geracional – UNABI.

Participaram da solenidade de abertura o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o pró-reitor da PROEXAE, Porfírio Candanedo Guerra; a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo; a diretora do Campus Codó, Deuzimar Costa Serra; a assistente da PROEXAE e  coordenadora geral da UNABI, Graça Neri; a assistente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Fabíola Santana, representando o pró-reitor da PPG, Marcelo Cheche e a diretora regional do SESC, Maria dos Remédios Serra Pereira, representando o presidente regional do SESC, Marcelino Ramos Araújo.

Reitor discursando

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa enfatizou a alegria pessoal de participar da aula inaugural da primeira turma da UNABI, “Hoje, vocês fazem parte da família UEMA, o Programa UNABI surgiu a partir da necessidade de ter algo que expressasse uma visão nova, com a cara e o sentimento de UEMA, pois é um Programa que se apresenta como um abrir de portas para a inclusão, a troca de saberes e experiências entre gerações. Portanto, a UNABI enriquece a si mesma e enriquece a UEMA, pois todos vocês estão aqui, mais do que para aprender, estão aqui para nos ensinar, vocês trazem o novo para a Universidade”.

O pró-reitor da PROEXAE, Porfírio Candanedo Guerra destacou: “a UEMA, por intermédio desse Programa, está demonstrando mais uma vez a sua responsabilidade social, contribuindo para revitalizar projetos de vida, elevação da autoestima e inserção social dos alunos UNABI. Além disso, essa ação demonstra o crescimento da extensão dentro da Universidade, assim como afirma a capacidade pedagógica dela mesma. Estamos aqui a serviço de todos e queremos contar com a experiência e sabedoria de cada um, para trocarmos boas ideias e desenvolver novos compromissos sociais”.

De acordo com a coordenadora geral da UNABI, Graça Neri, “a Universidade abre as portas a todos que buscam um convívio diário para enriquecer seus conhecimentos e satisfazer o gosto de aprender ao longo da vida. Nós iremos trocar experiências, vocês virão com o conhecimento de cada um adquirido durante a vida e nós estaremos aqui com toda a predisposição de receber e de ampliar esse conhecimento”.

Na oportunidade, houve a apresentação do Coral do SESC “Vozes da Sabedoria”.

UNABI – Inicialmente esse projeto está sendo implantado nos municípios de Timon, Açailândia, Imperatriz, Barra do Corda, São João dos Patos, Bacabal, Lago da Pedra e São Luís, oferecendo um total de 800 vagas.

Turma UNABI

Por: Karla Almeida