Vasta programação marca o Acolhimento Acadêmico aos alunos de 2016.2

Por em 16 de agosto de 2016

IMG_0622Uma vasta programação marcou o Acolhimento Acadêmico aos estudantes do segundo semestre de 2016, realizado ontem (15), no auditório do Curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O evento foi coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) e oportunizou a aproximação dos novos alunos com o universo acadêmico no qual estão inseridos a partir de agora, fazendo com que sintam-se parte da Instituição.

Calouros, docentes, gestores e colaboradores ouviram palavras de acolhimento do reitor Gustavo Pereira da Costa, do vice- reitor Walter Canales Sant’Ana; e dos pró-reitores Porfírio Candanedo Guerra (PROEXAE), Andréa de Araújo (PROG), Antônio Roberto Serra (PROPLAN), Gilson MartinsIMG_0618 Mendonça (PRA) e da professora Sandra Imaculada Moreira Neto, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós – Graduação, Marcelo Cheche (PPG).

Em sua fala, o reitor Gustavo disse que o Acolhimento é um momento de recepção mais calorosa. “A presença de todos vocês aqui é uma prova inequívoca que a UEMA está mais próxima das pessoas. Uma necessidade da humanidade desde o princípio é o relacionar-se com o outro, antes de sermos profissionais precisamos cultivar as nossas relações. Que cada um de vocês sinta-se não somente na UEMA, mas sinta-se UEMA. Sejam bem-vindos!”, pontuou.

IMG_0599Ainda durante a solenidade de abertura, o reitor Gustavo Pereira e o pró-reitor Porfírio Guerra assinaram um termo de ampliação do número de vagas do edital Bolsa Trabalho. A partir de agora, serão disponibilizadas 70 bolsas no valor de 400 reais para alunos de baixa renda da instituição, que, em contrapartida, irão desenvolver atividades administrativas em setores da Instituição.

Segundo o professor Porfírio, a UEMA tem feito ações que proporcionam uma jornada universitária melhor para seus alunos.

“Essa Bolsa Trabalho foi criada para auxiliar alunos do primeiro e segundo semestres hipossuficientes para que consigam permanecer na Universidade”, disse.

O público participou de mesas-redondas com presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária e Zootecnia (CRMV), Engenharia e Agronomia (CREA-MA), Administração (CRA) e Educação (CEE). Ouviram os diretores de Centro da UEMA, que comentaram sobre a estrutura disponível e funcionamento dos cursos.

Após as mesas-redondas, o gestor de Tecnologia e Inovação do SEBRAE, João Alberto, _MG_0026palestrou sobre o tema “Inovação e Empreendedorismo”.

Na ocasião, também houveram apresentações dos alunos do Curso de Música, do gerente do Restaurante Universitário, Joaquim Vila Nova, que citou uma poesia; grupos teatrais dos movimentos universitários de evangelismo AGIR e MUDE, mostra científica dos alunos de Engenharia Mecânica, com apresentação de aerodesign e do projeto BAJA; além da cerimônia Jaleco, Bota e Anzol, na qual os calouros de Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia de Pesca fizeram as orações dos seus respectivos cursos.

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho