Curso de Medicina Veterinária realiza Projeto ‘Desenvolvimento das Competências Humanísticas’

Por em 2 de setembro de 2016

IMG_0725Durante dois dias alunos, professores e pesquisadores do Curso de Medicina Veterinária da Uema participaram do Projeto Desenvolvimento das Competências Humanísticas no Curso de Medicina Veterinária, que aconteceu nos dias 01 e 02 de setembro, no Campus Paulo VI.

O objetivo do projeto é promover práticas de ensino, com o desenvolvimento de competências humanísticas, segundo as diretrizes curriculares do curso de Medicina Veterinária.

A representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Regina Célia Werneck Affonso, explicou que a iniciativa faz parte de um projeto do Conselho em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES).

“As diretrizes curriculares nacionais do curso determinam o desenvolvimento dessasIMG_0724 competências humanísticas na graduação. Infelizmente, no nosso cenário de ensino, isso ainda não é feito da forma adequada. O conselho, entendendo a sua função de contribuir na formação dos médicos veterinários, desenvolveu este projeto para, em parceria com as IES, desenvolver nos alunos essas competências. Temos 241 cursos de medicina veterinária e a Uema é uma das instituições que aderiu ao projeto”, explicou.

De acordo com o diretor do Curso de Medicina Veterinária, José Gomes Pereira, o projeto reuniu em média 60 alunos do curso, que conheceram mais sobre as competências humanísticas da profissão.

“A Uema aderiu a esse projeto do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que terá duração de um ano. Com o projeto, nós podemos trabalhar todos os dez semestres letivos do Curso e melhorar a qualidade do ensino da Medicina Veterinária da nossa instituição”, destacou.

Para a estudante do 4º período, Nayla Raquel Costa, o projeto é uma oportunidade de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

20160902_133241“É um assunto muito importante, porque não trata somente do que vamos lidar como profissional, mas com o que vamos lidar em relação às pessoas, e estamos tendo a oportunidade de pensar isso ainda na graduação. É muito importante e proveitoso. Sairei mais motivada a desenvolver essas competências também na minha vida acadêmica”, apontou a discente.

Hoje, no início da tarde, a doutora Regina, acompanhados dos professores José Gomes, Alana Lisléa, Ana Lúcia Abreu, Fábio Henrique e Elba Chaves, visitou o reitor Gustavo Costa, que considerou o projeto muito importante para trabalhar o desenvolvimento de competência humanística junto aos professores e alunos do curso de Medicina Veterinária. “Eu creio que seja uma experiência muito interessante que a Veterinária trouxe para a Uema, a partir dessa relação com o Conselho Federal. E, a minha expectativa, é que essa ideia não seja somente assimilada pelo núcleo estruturante do curso, produzindo bons avanços, mas também que possa ser estendida para outros cursos da instituição” , completou o reitor.

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Costa