Em noite de celebração, UEMA outorga o Grau a cerca de 400 formandos

Por em 2 de setembro de 2016

colacao

A Universidade Estadual do Maranhão realizou nesta quinta, 01, a cerimônia de Colação de Grau de cerca de 400 formandos de 32 cursos. O evento foi realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

Os formandos são dos Cursos de Administração Bacharelado; Administração Pública Bacharelado EAD; Arquitetura e Urbanismo Bacharelado; Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado; Ciências Licenciatura em Biologia; Ciências Licenciatura em Física; Ciências Licenciatura em Matemática; Ciências Licenciatura em Química; Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura; Direito Bacharelado, Enfermagem; Engenharia Agronômica; Engenharia Civil Bacharelado; Engenharia da Computação Bacharelado; Engenharia Mecânica Bacharelado; Engenharia da Pesca Bacharelado; Engenharia da Produção Bacharelado; Filosofia Licenciatura EAD; Física Licenciatura; Formação de Oficiais da Polícia Militar do MA-Bombeiro Militar; Geografia Licenciatura e Bacharelado; História Licenciatura; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas; Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa; Língua Inglesa e respectivas Literaturas; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Espanhola e Literaturas; Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Matemática Licenciatura; Medicina Veterinária Bacharelado; Música Licenciatura; Pedagogia Licenciatura; Química Licenciatura; Zootecnia Bacharelado.

colacao2

A oradora oficial dos formandos foi a concluinte Greicy Kelly dos Santos, do curso de Química. Em seu discurso, ela frisou que todos foram desafiados a superar dificuldades e motivados a persistir diante dos obstáculos que marcaram a caminhada acadêmica. “Hoje podemos comemorar. Somos mais que vencedores, pois mesmo diante das lutas, tristezas, lágrimas e medos, fomos capazes de brigar pelos nossos próprios desejos e mostrar a toda a sociedade que não há derrota capaz de abalar quem nasceu para vencer”.

A paraninfa oficial da cerimônia foi a professora Zafira da Silva de Almeida. Em sua mensagem aos formandos, ela ressaltou que todos devem participar ativamente das situações que lhes serão apresentadas durante suas carreiras. “Vocês devem aproveitar as oportunidades como um momento único, que não se repetirá jamais. Na vida não adianta ser expectador. Temos que ser atores, construir nosso caminho e não esperar que ele se abra para nós. E é preciso ainda dividir conhecimento…Compartilhar…pois ninguém é autossuficiente. Ninguém é feliz sozinho. É necessária uma boa doce de sinceridade e humildade”, destacou a docente.

O Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, ressaltou que a Instituição apresentou, na noite de ontem, 384 novos profissionais ao mercado de trabalho. “Esse momento é tomado de muitos simbolismos, dentre eles, podemos afirmar que serve como uma grande prestação de contas para nossa sociedade. Esse é o momento em que a Universidade, no auge de sua exuberância acadêmica, é capaz de traduzir para todos o que é o dia a dia de uma universidade como a nossa, presente em todas as regiões do Estado, chamando para si a responsabilidade de formação de nível superior do Maranhão”, disse.

Ele sublinhou ainda que os jovens não são o futuro, são o presente da nação. “O presente dessa juventude significa reflexão, opinião e posição. É isso que se espera daqueles que devem assumir, em breve, o comando das instituições, das organizações, de seu lares….De quem irá construir as próximas gerações de pessoas que deverão manter este país com a chama viva do desenvolvimento”, concluiu.

Presenças

Também estiveram presente na cerimônia: o secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa, no ato representando o Prefeito, Edivaldo Holanda; o Presidente da FAPEMA, Alex Oliveira; o Vice-Presidente da FIEMA, José Orlando Leite, no ato representando o Presidente da FIEMA, Edilson Baldez; o Vice-Reitor da UEMA, Walter Canales Sant´Ana; os pró-reitores da UEMA, Antonio Roberto Coelho Serra (Pró-Reitor de Planejamento), Gilson Martins Mendonça (Pró-Reitor de Administração), Marcelo Cheche Galves            (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), Porfírio Candanedo Guerra    (Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis), além de Diretores de Cursos, Chefes de Departamentos, professores e autoridade civis e militares.

Colações de Grau do Segundo Semestre

Nos próximos meses, a UEMA segue realizando Colações de Grau em diversos Campi no Maranhão. Os próximos Campi serão os de Santa Inês e Bacabal, seguido de Caxias, Timon e Imperatriz.

Por: Walline Alves

Fotos: Rafael Carvalho