Projeto Jovens Pesquisadores estimula a pesquisa científica no Campus de Balsas

Por em 1 de setembro de 2016

Sem títuloPensando em fomentar a pesquisa científica entre os acadêmicos do Campus de Balsas, a Universidade Estadual do Maranhão, desenvolve o Curso de Extensão Fluxo Contínuo Jovens Pesquisadores. O objetivo é incentivar a pesquisa por meio de práticas inovadoras, do estudo e socialização das produções científicas como artigo, resenha e projeto de pesquisa.

O projeto é uma parceria entre os departamentos de Letras e Educação, que promovem encontros semanais para estudos e discussões, como explica a coordenadora Ana Cristina Carvalho:

“Nossa proposta é estimular a curiosidade e o desejo desses alunos em se tornarem profissionais pesquisadores, que atuem em suas respectivas áreas, procurando conhecer os problemas cotidianos e também apontar as soluções por meio da pesquisa teórica e prática. Atualmente temos 20 alunos dos cursos de Letras, Enfermagem e do UemaNet, mas o nosso objetivo é que tenhamos alunos de todos os cursos, pois o diálogo multidisciplinar é muito importante na motivação dos discentes e na construção do conhecimento”.

A equipe de execução do projeto é composta por sete professores e um técnico em informática. No sentido de estimular a participação em eventos científicos, grande parte dos alunos estão inseridos também no Núcleo de Investigação da Narrativa – NINA, que possui certificação do CNPq e três linhas de pesquisa: Educação, Memória, História Oral e Pluralidade Cultural; Ensino da literatura e Tradução Intersemiótica.

“Trabalhamos com estudos teóricos sobre o conceito de pesquisa e as tipologias desta; as metodologias, os tipos de produções científicas e também com estudos práticos que envolvem discussões e análises sobre artigos de revistas com indexação, de modo a observar a estruturação, a linguagem, elaboração, divulgação e socialização de trabalhos científico-acadêmicos como artigo, resenha, estudo de caso, relatório de estágio e projeto científico, direcionados para pesquisas conforme a área de atuação de cada aluno”, finaliza a docente.

Por: Carol Ribeiro