Reitor discute com técnicos do Governo implantação de Diques da Produção na Baixada Maranhense

Por em 4 de setembro de 2016

IMG_0751O reitor Gustavo Pereira da Costa recebeu, na manhã da última sexta-feira (2), no prédio da reitoria, representantes das secretarias de Agricultura Familiar, de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Social, com o objetivo de discutir o armazenamento de água doce, reduzir a salinização dos campos naturais inundáveis, de forma racional, zelando pela preservação dos ambientes, e da segurança alimentar, em benefício das gerações atuais e futuras, na Baixada Maranhense.

Durante a visita, o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), Júlio César Mendonça, pediu o apoio da UEMA, no sentido de disponibilizar, por meio de parcerias, seus laboratórios para subsidiarem propostas de intervenção (série histórica das chuvas), no desenvolvimento de estudos de mapas, solos, geologia, meteorologia e imagens para a verificação do potencial ambiental e de impactos.

Conforme explica o reitor Gustavo Costa, o programa Diques da Produção foi concebido por vários entes do Governo do Estado, por determinação do governador Flávio Dino, e visa resolver uma questão antiga da Baixada, que são os campos inundados, que interferem na produção e na qualidade de vida das pessoas. “Vamos estabelecer um grupo de trabalho para contribuir, de maneira qualificada, com as demandas que vão chegar até a UEMA. A universidade é uma das instituições que, a partir de agora, vão se consorciar para a realização deste programa que, com certeza, será um sucesso para atender à população daquela região”, disse o reitor.

O presidente da AGERP, Júlio Mendonça, informou que a reunião foi muito proveitosa, pois, segundo ele, enredou sobre o compartilhamento de um projeto de grande importância para a Baixada Maranhense, que são os Diques da Produção. “E a UEMA, que já tem uma expertise e várias pesquisas na área, além de uma escola em São Bento, pode muito nos ajudar a desenvolver esses Diques, que é um programa de suma importância para os baixadeiros daquela região, onde existem os índices de IDH mais baixos do estado”, disse Júlio.IMG_0747

Os campos naturais da região da Baixada são o único meio disponível de sustento para grande parte da população. Diante dessa situação, o Governo do Estado, decidiu implantar um projeto baseado em experiências exitosas já testadas em outros municípios.

Segundo o Governo, em algumas das regiões, o índice de chuvas chega à zero de julho a dezembro, e a captação de águas das chuvas será disponibilizada para esses municípios, por meio dos Diques.

O sistema será constituído de um canal principal, com seção transversal que, além da função de armazenamento de água, poderá ser utilizado como hidrovia interligando as pequenas propriedades. Este canal será de domínio publico.

Interligando o canal principal às propriedades, será implantado o canal secundário, com seção transversal igual ao canal principal. Essa fase terá domínio privado.

A implantação dos canais proporcionará melhoria na qualidade de vida das famílias que moram na região, dando condições para diversos meios de produção.

Os reflexos positivos também chegarão ao meio ambiente, no que se refere à revitalização do habitat natural com a permanência das aves e outros animais em período de extinção em consequência das queimadas e capturas ilegais.

Texto: Alcindo Baros

Fotos: Edson Costa