UEMA inicia Semana Acadêmica das Ciências Agrárias


Por em 21 de setembro de 2016



01Com a participação maciça de professores e estudantes, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) deu início, na manhã desta quarta-feira (21), a V Semana Acadêmica de Ciências Agrárias e o III Workshop de Pós-Graduação, no auditório do Curso de Biologia-Campus Paulo VI, com o tema “Inovação Tecnológica e Economia Criativa na Agropecuária”.

Objetivando promover o debate sobre as inovações tecnológicas e economia criativa para a agropecuária no Maranhão, além de difundir a produção de conhecimento para a comunidade acadêmica e produtores rurais, o nevento está conectando os cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia, e os cursos de pós-graduação: Mestrado e Doutorado em Agroecologia, Mestrado em Ciência Animal e Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal.

Participaram da mesa de autoridades o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra; a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa; a diretora do Curso de Agronomia e presidente da Comissão Organizadora do evento, Ana Maria Araújo; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Alana Lislea de Souza; a presidente da Comissão Científica do evento, Erivânia Teixeira; e o presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Zootecnia, Ney Manoel Gomes.

Conforme explica o professor Gustavo Costa, a quinta edição da Semana de Ciências Agrárias vem coroar uma 02trajetória de pesquisa e de ensino de referência dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca e Zootecnia, onde se encontram, reconhecidamente, excelentes professores, grandes pesquisadores e alunos muito envolvidos. “Que as pessoas próximas formando redes de pesquisa, trabalhando conjuntamente e desenvolvendo projetos multidisciplinares possam aprimorar sua formação profissional e também melhorar a fronteira do conhecimento de cada uma dessas áreas”, disse o reitor.

Segundo a professora Francisca Neide, na semana estão inscritas mais de quinhentas pessoas para nove minicursos, dezessete palestras e uma mesa redonda. Ela explica, que a partir de amanhã, terá início a apresentação dos trabalhos científicos em forma de pôster, que serão avaliados e cada área receberá um prêmio de melhor trabalho. “Esta semana é uma grande oportunidade para integrar a comunidade acadêmica, trocar experiências e conhecer as pesquisas científicas produzidas pelas ciências agrárias entre 2014 e 2016, e que venha impactar em mudança de realidade para o setor da agricultura e da pecuária no Estado do Maranhão”, declara Neide.

03Para a aluna Amanda Rafaela Gomes, do 4º período de Engenharia de Pesca, as discussões ocorridas na Semana das Agrárias “traz, para nós que somos alunos, novos conhecimentos que serão agregados aos valores dos curso e da profissão que desejamos seguir”, esclarece Amanda.

As atividades de abertura do evento foram encerradas com a palestra “Liderança Empreendedora nas Ciências Agrárias”, ministrada pelo representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Alexander Magalhães Goulart, que abordou a visão sistêmica do agronegócio e toda cadeia produtiva, passando pela questão da liderança, que para ele, tem que ter propósito, capacidade de trabalhar em equipe e levar pessoas a atingir objetivos e transformar informações em resultados e aprendizados.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Edson Costa



Últimas Postagens