UEMA participa do Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios

Por em 16 de setembro de 2016

Mostra - Um Mar de PossibilidadesO Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha (LBVM/UEMA), através do Projeto PRAIAS de São Luís, participa do Clean Up the World 2016 – Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios. Com o tema “Nosso lugar, nosso planeta, nossa responsabilidade” trata-se de um evento mundial, que mobiliza cerca de 35 milhões de voluntários para uma ação simbólica de limpeza de praias e Rios.

Em São Luís o evento está sendo organizado pelo Movimento Nossa São Luís (ICE-MA) e Associação de Surfistas do Olho d’Água (ASBOA), em parceria com o LBVM/UEMA, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Greenpeace Brasil, Engajamundo, Greenfinity e o Fórum Municipal de Juventudes de São Luís

Neste ano o Clean Up iniciou sua programação com a mostra “Um Mar de Jogos didatico-pedagogicosPossibilidades” onde professores, pesquisadores e estudantes das Ciências Biológicas/UEMA puderam mostrar resultados de um ano de trabalho, expondo sua coleção de organismos marinhos coletados nas praias de São Luís. De acordo com a coordenadora do Projeto PRAIAS, Andrea Azevedo Cutrim, é imprescindível a aproximação dos estudantes da educação básica com a universidade, sendo esta uma forma imediata de transferência de conhecimentos. “Além disso, a maioria da população não tem informação sobre a fauna e a flora existente em nossas praias e essa é uma excelente oportunidade de mantê-la informada, manuseando os organismos de nossa coleção”, complementa Celiane Gonçalves da Silva, bolsista PIBEX.

Visualizacao da Colecao de InsetosDando continuidade às atividades do Clean Up The Word, será realizado um ato simbólico no dia 17 de setembro, com o objetivo de mobilizar a imprensa, sociedade civil, empresários e o poder público para os devidos cuidados com as praias e rios.
Realizado desde 2003 no Brasil, o Clean Up the World já retirou mais de 200 toneladas de lixo do meio ambiente e contou com a participação de mais de 20 mil voluntários.

Confira a programação para sexta e sábado

* 16/09 (sexta-feira)

– Manhã (09h às 11h): Bate papo com os surfistas
Palestra da SEMA com o tema: “Resíduos sólidos: responsabilidade de todos”
Local: Sede da Associação de Surf e Bodyboard do Olho D’água.

– Tarde (15h às 17h): Formação Engajamundo
Local: Sede da Associação de Surf e Bodyboard do Olho D’água.
* 17/09 (sábado)
8h: Aulão de Yoga
9h: Orientação Médica
10h: Coleta de resíduos na praia na extensão da Avenida Litorânea
11h30min: Encerramento do evento
Concentração: Final da Avenida Litorânea (início da extensão). Ponto de chegada: Pico da ASBOA, na Praia do Olho d’Água.

Participe conosco!

Outras informações através da página https://www.facebook.com/biologiavegetalemarinha/