UEMA realiza doação de kit multifuncional de laboratório para o C.E Paulo VI

Por em 6 de setembro de 2016

Doação de kit multifuncional de laboratório

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na tarde de ontem (05), a doação do kit multifuncional de laboratório da área de Ciências para o Centro de Ensino Médio Paulo VI.

Essa ação faz parte de um projeto em andamento de transformação do Centro de Ensino Médio Paulo VI em escola de aplicação da UEMA, a partir de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a UEMA, de gestão compartilhada dessa escola. A área da escola foi cedida à SEDUC em contrato de comodato pela Universidade Estadual no ano de 2002, desde então havia a expectativa de fazer do C.E Paulo VI um laboratório vivo da UEMA, onde ações de licenciaturas e projetos de extensão e pesquisa pudessem ser desenvolvidos.

IMG_7131Estiveram presentes a pró-reitora de Graduação da UEMA, Andrea de Araújo; a Coordenadora Geral do Darcy Ribeiro/UEMA, Regina Célia de Castro Pereira; o Gestor Adjunto do C.E Paulo VI, Abmael Costa Alencar Filho; a Gestora da URE São Luís, Eva Alves de Moraes; além de professores e representantes da SEDUC e da UEMA.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Andrea de Araújo, “essa doação dá continuidade as atividades de aproximação para a execução do nosso plano de trabalho da escola de aplicação Centro de Ensino Médio Paulo VI que, desde o final do ano passado, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a SEDUC e a UEMA para fazerem a gestão compartilhada dessa escola. Entre 2015 e 2016, foi um período de ajustes e planejamento para o prosseguimento do processo. Portanto, esse momento é uma contribuição da UEMA para o processo de ensino-aprendizagem, mas é apenas uma primeira etapa desse planejamento, efetivada junto com a SEDUC”.

A Gestora da URE São Luís, Eva Alves de Moraes, destacou: “acreditamos que essa parceria é necessária e urgente para que o aluno não fique apenas em sala de aula, participe de outros ambientes, com outros instrumentos de aprendizagem. Estamos felizes e acreditamos que essa parceria venha melhorar o crescimento e a qualidade do ensino médio na nossa grande São Luís”.

Segundo a Coordenadora Geral do Darcy Ribeiro/UEMA, Regina Célia de Castro IMG_7162Pereira, “a doação do kit multifuncional de laboratório para a área de Ciências é uma das iniciativas que nós tomamos no ano passado, em um primeiro contato com a Secretaria de Educação, para transformar o C.E Paulo VI na escola de aplicação, a fim de aproximar a escola da universidade. Os kits atenderão a diversas turmas do programa Darcy Ribeiro que já colaram grau. Acredito ser um grande passo para os estudantes terem essa possibilidade de desenvolverem experimentos nas áreas de Ciências”.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho