UEMA realiza II Seminário de Prática Docente

Por em 30 de setembro de 2016

seminariodocenteA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou nessa quinta (29), o II Seminário de Prática Docente. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da UEMA (PROG), teve como objetivo propiciar reflexões sobre as diretrizes educacionais e as práticas pedagógicas, desenvolvendo mecanismos críticos e articuladores na construção de metodologias inovadoras na instituição.

Com o tema “A Transdisciplinaridade na Educação Humana”, o seminário reuniu durante todo o dia, docentes, gestores e discentes no intuito de promover um espaço de discussão sobre as práticas pedagógicas.

Participaram da solenidade de abertura a Pró-Reitora de Graduação, Andrea Araújo, a coordenadora geral do evento e coordenadora Técnico-Pedagógica da PROG, Creusimar Leitão Siqueira e a Coordenadora de Admissão e Transferência da PROG, Hermeneilce Wasti Cunha.

A Pró-Reitora de Graduação, Andrea Araújo ressaltou a relevância do evento para suscitar o debate sobre um tema tão importante atualmente. “No último ano tivemos muitas informações acerca de educação no Brasil, com algumas mudanças estruturantes, e com tema da transciplinaridade na educação a gente oportuniza dentro das diferentes linhas de trabalho e grupos de pesquisa que a universidade dispõe um fortalecimento dessa temática”, afirmou a gestora.

Segundo a coordenadora Técnico-Pedagógica, Creusimar Siqueira, o seminário tem como objetivo repensar as práticas pedagógicas, o currículo, a pesquisa e os ambientes educacionais de aprendizagem e para que isso seja possível é necessário um processo fundado na transdiciplinaridade. “Nosso seminário tem como escopo principal a transdiciplinaridade na educação humana porque entendemos que a diversidade e a inclusão passa por essa temática e devemos trabalhar com todo afinco para promover a acessibilidade, transitando dentro das disciplinas para que possamos preparar nossos discentes para a vida”, apontou a coordenadora.

seminariodocente2A palestra de abertura do evento “Políticas Públicas para a diversidade e inclusão”, foi proferida pela coordenadora do Departamento de Letras/Libras da UFMA, professora Maria Nilza Oliveira Quixaba. Durante a apresentação, Maria Nilza falou sobre os desafios para a prática pedagógica inclusiva e dos movimentos em favor da inclusão da pessoa com deficiência.

“Um dos desafio da educação é propiciar as condições necessárias que permita a formação desse sujeito para que ele desenvolva competências e habilidades e o desafio da inclusão é muito maior nesse processo, porque precisa ser visto outras formas de pensar a educação, não só aquela tradicional, pensada há muito tempo, mas sim uma outra forma de educação renovada, que possibilite usar recursos e apoios necessários para atender as pessoas que tem algum comprometimento físico, sensorial e intelectual”, destacou a professora.

Seguindo a programação, houve mesa redonda “Transversalidade na temática Étnico-Racial”, com os professores Greilson José de Lima e Zulene Muniz Barbosa.

Por: Polyanna Bittencourt