UEMA realiza inscrições para vestibular exclusivo para ensino a distância

Por em 30 de setembro de 2016

Foto UEMA a distância

Continuam abertas até o próximo dia 14 de outubro, as inscrições para o primeiro vestibular, com vagas exclusivas direcionadas aos cursos a distância da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mas os interessados poderão fazer o pagamento através de boletos bancários, encontrados no site www.uemanet.uema.br – link Vestibular EAD UEMA 2017, até o dia 17/10, no valor de R$ 50, em qualquer agência do Banco do Brasil ou correspondentes bancários.

Nesta edição, estão sendo oferecidas 4.230 vagas para os cursos a distância bacharelados licenciatura e tecnólogos.  As vagas serão preenchidas de duas formas: pelo sistema universal e sistema especial de reserva de vagas. O sistema especial de reserva de vagas será caracterizado da seguinte forma: Especial 1: estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas; e Especial 2: pessoas com deficiência.

Já as provas, serão realizadas no dia 11 de dezembro, nos municípios de São Luís, Açailândia, Alto Parnaíba, Anapurus, Arari, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Carutapera, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Humberto de Campus, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Lago da Pedra, Nina Rodrigues, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa Quitéria, São Bento, São João dos Patos, Timon, Viana e Zé Doca.

De acordo com o edital, o candidato isento do pagamento do valor de inscrição, para participar do vestibular EaD UEMA 2017, deverá, também, se inscrever no Processo Seletivo, acessando o endereço eletrônico: http://www.uemanet.uema.br, em obediência ao item 5.3 – letras “A”, “B”, “C”, “D” e “E” .

Conforme explica a assessora de Concursos e Seletivos, Cristiane Pestana, esse é um vestibular de grande alcance, tendo em vista a flexibilidade de horários de estudo dos alunos dos cursos a distância, que, para ela, permite fazer uma graduação ajustando sua própria rotina diária.

Para a coordenadora geral do UEMANET, Ilka Serra, a UEMA tem um papel importante no contexto da institucionalização da EaD em nível nacional, considerando sua expertise em fazer educação a distância, o que mostra um grande amadurecimento e competência nessa modalidade de ensino. “A educação a distância nos dias atuais tem como prerrogativa as tecnologias educacionais que, atualmente, se fazem imprescindíveis na modalidade presencial”, disse. Mas num futuro próximo, acrescenta ela, essas modalidades tendem desaparecer, tornando necessária uma educação híbrida.

Para fazer a prova, o candidato não pode esquecer: a cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

A ensino a distância, ministrado pela UEMA, hoje, está presente em mais de 80% dos municípios do estado, com 57 polos e mais de 4 mil alunos em salas de aula, em 9 cursos.  E já graduado nesses 18 anos de existência, cerca de 50 mil alunos nos cursos técnicos, de aperfeiçoamento, de graduação e de pós-graduação.

Texto: Alcindo Barros

Imagem: UEMANET