UEMA recebe grupo de professores da Nottingham University

Por em 9 de setembro de 2016

IMG_7250

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA), recebeu na última quarta-feira (07), no auditório do PPGA, um grupo de professores pesquisadores da Nottingham University com o objetivo de estreitar a parceria que existe há cerca de dois anos entre as duas universidades e discutir projetos de subgrupos específicos.

O evento possibilitou a integração entre os acadêmicos da UEMA e a comitiva de pesquisadores ingleses, além de propiciar a identificação dos campos de pesquisa de interesse conjunto para projetos futuros e intercâmbio entre os pesquisadores. Na oportunidade, os pesquisadores britânicos e brasileiros apresentaram um panorama das suas pesquisas desenvolvidas por área de interesse.

De acordo com o professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, Emanuel Moura: “essa reunião visa apresentar projetos de subgrupos que estão mais afinados em estudos específicos de conhecimento para estreitar as relações e elaborar subprojetos a fim de buscar resultados específicos da cada área”.

“A ideia é que esses grupos reúnam-se sempre no Brasil e na Inglaterra, pois não se faz pesquisa isoladamente. É sempre muito importante esses intercâmbios internacionais para que haja troca de experiências, pois, só assim, iremos avançar cada vez mais no desenvolvimento da pesquisa”, enfatizou Emanuel Moura.

IMG_7248A parceria entre o Reino Unido e o Brasil gerou, por meio de universidades, instituições e centros de pesquisa, um grande projeto chamado Nucleus que tem como abordagem o núcleo virtual de pesquisa Virtual Joint Center, que busca trazer várias instituições para uma colaboração científica de forma virtual. Esse projeto pretende aprimorar conhecimentos sobre a dinâmica do nitrogênio nos sistemas de produção e nas mais variadas atividades agrícolas.

“O projeto Nucleus no qual já temos a parceria é um projeto maior, a partir dele podem surgir outros projetos mais aplicados, e, por isso, a necessidade da discussão de subprojetos em subgrupos específicos.”, finalizou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, Emanuel Moura.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho