Zoneamento Agropecuário será realizado pela UEMA em parceria com a SAGRIMA

Por em 26 de outubro de 2016

IMG_8663A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo Geoambiental (NuGeo), reuniu, na tarde desta terça-feira (25), com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), para discutir o Acordo de Cooperação que, entre as duas instituições, está sendo celebrado para a realização do Zoneamento Agropecuário do Estado do Maranhão (ZAMA).

O Zoneamento tem como principal objetivo minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permitir, em nível regional, identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solos e ciclos de cultivares.

O reitor Gustavo Costa disse que este é um estudo técnico que vai subsidiar elementos para o planejamento agropecuário para a definição de políticas públicas que vão orientar os produtores rurais que trabalham diretamente com atividades de agricultura e com a pecuária. “Este é um estudo que a UEMA está colocando a sua melhor capacidade, por meio do NuGeo e, ao final dos 10 meses de duração do trabalho, vamos disponibilizar essa plataforma para produtores, empreendedores, agropecuaristas e Governo do Estado. Com isso, a universidade está dando uma importante contribuição para o setor agropecuário do Estado do Maranhão”, esclarece o reitor.

Conforme o secretário Hoinaiser, o zoneamento será de grande utilidade para desenvolver a atualização das informações no setor agropecuário no Maranhão, o que há mais de duas décadas o estado não tem nenhum estudo nesse sentido. “Este zoneamento pode nos ajudar a planejar várias ações e auxiliar não só o poder público, mas também os empresários, os empreendedores, os agricultores e os pecuaristas a saber o momento certo de plantar, as regiões mais adequadas e a vocação de cada área”, acredita o secretário.IMG_8641

Já a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa, declara que este é um trabalho de grande relevância para o Maranhão, porque os dados desse zoneamento vão direcionar o agricultor para plantar no momento certo, a cultura certa no lugar correto. “Será feito um estudo minucioso do mapeamento de todos os tipos de solos no estado e analisado a quantidade de chuvas em cada região. Ou seja, serão informações que vão estar disponíveis ao agricultor sem ele precisar enviar a análise do solo”, conclui a professora.

De acordo com o gerente do NuGeo, Jucivan Ribeiro, o Zoneamento será um instrumento norteador de políticas para o setor produtivo do estado, podendo contribuir de forma significativa para minimizar perdas no âmbito da agropecuária. “O estudo será elaborado na escala 1:1000.000, com abrangência no território maranhense e utilizando como base, os estudos cartográficos do MacroZEE estadual”, frisou Jucivan.

Ainda participara da reunião, a superintendente de Pesquisa e Tecnologia de Infraestrutura da SAGRIMA, Ana Tereza Castro; o representante do IMESC, Wenderson Carlos Teixeira; e assessores.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho