Abertas inscrições para minicursos do XXVIII SEMIC

Por em 27 de outubro de 2016

semic2016A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), informa que estão abertas as inscrições para os minicursos que serão oferecidos durante o XXVIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC).

Os minicursos serão oferecidos à comunidade interna e externa da UEMA.

Os interessados em participar dos minicursos deverão se inscrever na Coordenadoria de Pesquisa da PPG, onde poderão consultar a lista de minicursos disponíveis. Os minicursos são gratuitos e com número limitado de vagas.

Para receber o certificado de participação é obrigatória a inscrição prévia no minicurso e a assinatura na lista de presença.

Confira abaixo os minicursos oferecidos

Mini-Curso 1- Introdução ao LaTeX

Ministrante: Prof. Agnaldo dos Santos Pereira (UEMA/IFMA)
Local: Laboratório de Informática II/UEMANET
Horário: 14:00hs às 18:00
Vagas: 30 participantes
Descrição: Introduzir os participantes na elaboração de documentos científicos (monografias, artigos, dissertações, teses, etc.), utilizando o editor de textos LaTeX, principalmente para graduandos e pós-graduandos das áreas de Ciência e Tecnologia (Matemática, Engenharias, Física, Ciências da Computação, etc.)

Mini-Curso 2- Redação de Patentes

Ministrante: Profª. Adriana Câmara (UFMA)
Local: Sala do mestrado/CCB
Horário: 8:00hs às 12:00
Vagas: 50 participantes
Descrição: A patente confere ao proprietário direito para explorar a invenção (produto, processo inovador, modificações ou adaptações de algo já existente, etc). Público- alvo estudantes de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos, comunidade.

Mini-Curso 3- “Pesquisa científica: um modo de brincar!!”

Ministrante: Profª Dra Iris Maria Ribeiro Porto (UEMA)
Local: Laboratório de Ensino de Geografia/Curso de Geografia
Horário: 14:00hs às 18:00
Vagas: 30 participantes
Descrição: O minicurso tem o foco em questões práticas da pesquisa. Faz uma relação com o ato de brincar e a curiosidade da criança. Para tanto abre espaço para o diálogo, transmissão e troca de conhecimentos sobre os aspectos envolvidos na tríade da pesquisa. Discute os tipos, o método de abordagem dos objetos empíricos no âmbito das técnicas de coleta. Apresenta questões de ordem prática na redação do Relatório.
Público – alvo: estudantes de graduação e de pós-graduação das diversas áreas.

Outras informações sobre o XXVIII SEMIC clique aqui