Autoavaliação Institucional será realizada a partir do dia 20 de outubro

Por em 13 de outubro de 2016

Avaliação_MãoAcontece de 20 a 31 de outubro, a Autoavaliação Institucional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em conjunto com as Comissões Setoriais de Avaliação e os (as) Diretores(as) de Curso.

A Autoavaliação Institucional constitui um processo reflexivo interno de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, cujo objetivo é identificar o perfil da UEMA e o significado de sua atuação por meio de atividades na graduação, pós-graduação, programas especiais, setores pedagógicos e administrativos, observados os princípios que regem a Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Poderão participar do processo avaliativo os professores, técnico-administrativos e estudantes da UEMA.

De acordo com o coordenador da CPA, Francisco Nóbrega, o processo de autoavaliação institucional produz conhecimento a respeito da Universidade, possibilitando traçar um panorama capaz de nortear a busca da elevação dos seus indicadores de qualidade. Representa uma atividade complexa que envolve múltiplos instrumentos, diferentes momentos e diferentes atores.

“Deve-se ressaltar que o processo autoavaliativo, obrigatoriamente, impõe, não de forma exclusiva, um levantamento de dados de feitio objetivo e estatístico, mas uma visão analítico-qualitativa do que esses dados possam revelar, mascarar ou mistificar, trazendo à tona os óbices que possam interferir nas metas a serem alcançadas. Também, fornecem ao gestor universitário argumentos para desenvolver estratégias que elevem a qualidade da educação oferecida pela instituição”, disse.

Ele esclarece, ainda, que a autoavaliação serve de base para o reordenamento e melhoramento do planejamento estratégico da instituição, sendo necessário que os diferentes segmentos da academia e a sociedade civil organizada estejam empenhados em continuar transformando a UEMA em uma Instituição que promova um ensino de qualidade e que atenda, de forma eficiente e eficaz, as demandas da população maranhense.

“A participação da comunidade acadêmica é uma condição indispensável para a concretização do processo autoavaliativo, bem como a construção de uma UEMA melhor”, ressaltou.

A Autoavaliação Institucional 2016 irá estar disponível no site www.cpa.uema.br.