Campanha Estadual de incentivo à leitura leva ações ao Campus Paulo VI

Por em 5 de outubro de 2016

IMG_0878Nesta quarta-feira (05), estudantes da escola Paulo VI e dos cursos de Direito, Administração, CFO Polícia e Ciências Sociais da UEMA tiveram uma aula diferente no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e no Bosque da Universidade. Professores e alunos se reuniram para falar sobre o incentivo à leitura, com realização de atividades lúdicas, sorteio de livros e declamação de poesias.

A iniciativa faz parte da Campanha Estadual de Incentivo à Leitura, promovida pelo Governo do Maranhão e que busca incentivar o hábito de leitura criando oportunidades e condições de transformação social, como explica a bibliotecária Kátia Soares dos Santos:

“Nós da UEMA somos parceiros do Governo do Estado para que possamos difundir a prática leitora não apenas entre as crianças, mas também com os adolescentes e universitários. O importante é que nós, enquanto universidade, façamos esse estímulo, ultrapassando os muros da instituição, para que possamos alcançar não só os alunos, mas pessoas de todas as idades”, apontou.

Durante a manhã, os estudantes desfrutaram de um Passeio Peripatético de leitura, com a professora Dinacy Corrêa:IMG_0872

“Peripatético tem relação com periferia, em redor, ao ar livre, conversando em redor da escola. Tem alunos aqui que não conhecem a universidade. Estudam, se formam e não conhecem os espaços físicos da própria universidade, e a gente precisa conhecer. A gente tem que conhecer o solo em que a gente pisa, porque ninguém ama aquilo que não conhece e ninguém esquece aquilo que ama”, pontuou a discente.

A Campanha também conta com programação no Campus de Itapecuru, onde estudantes do Curso de Letras arrecadaram 400 livros que serão doados para a comunidade carcerária, segundo Kátia Soares. “Muitos desses presidiários passam os dias ociosos, sem acesso à leitura e à escrita. Então é uma oportunidade de envolver essa comunidade em uma atividade lúdica”, afirmou.

No Campus Paulo VI, os estudantes desfrutaram ainda de rodas de leitura, palestra, contação de histórias, declamação de poesias e sorteio de livros. A programação se estende até a quinta-feira (06), com exibição de filme, dramatização de histórias infantis e leitura de contos e histórias.

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Costa