Deputado Hildo Rocha visita UEMA

Por em 17 de outubro de 2016

01Com o objetivo de contribuir com alguns projetos de grande relevância da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o deputado federal Hildo Rocha visitou a instituição na tarde da última sexta-feira (14), e foi recebido pelo vice-reitor Walter Canales, na sala de reunião da reitoria, no Campus Paulo VI.

Durante a visita, a administração superior da universidade apresentou ao deputado, o projeto do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (CEMPEA), do novo Campus de Itapecuru-Mirim e a proposta de criação da TV Acadêmica da UEMA.

Para Hildo Rocha, as propostas são viáveis e adiantou que vai buscar, em Brasília, nos ministérios correspondentes e no Governo Federal, recursos para que a universidade seja atendida em suas necessidades.

02“Estamos aqui para conhecer o CEMPEA, entender a importância dele para o Maranhão e lutar junto ao Ministério da Agricultura pelos recursos necessários para que a UEMA conclua esta obra, não só do prédio, mas também dos tanques, para que sejam feitas as pesquisas tanto na área da aquicultura como na pesca artesanal”, disse.

No que se refere à TV UEMA, ele visitou ao prédio do UEMANET e disse: “A instituição necessita de um canal apropriado para a transmissão de seus conteúdos pedagógicos com melhor qualidade e maior alcance. Para isso, é importante o esforço dos representantes maranhenses na Câmara Federal, para que consigam um canal, que seja utilizado pelos cursos a distância de graduação, técnicos e de pós-graduação em todo o Estado do Maranhão”.

Com relação ao Campus de Itapecuru-Mirim, Hildo fez questão de enfatizar: “A UEMA fez a sua parte, elaborou um projeto muito bem produzido e nós vamos nos reunir com o ministro de Educação para sensibilizá-lo e conseguir liberar os recursos para que seja feita a intervenção no campus da universidade naquela cidade”.

Para o professor Walter, o deputado Hildo Rocha tem sido um parceiro da UEMA em Brasília, em diversas ações, entre as quais, a conclusão do CEMPEA, onde a instituição está trabalhando com o Ministério da Agricultura para conseguir recursos para o término da obra.

Além disso, declarou o professor, “ele tem dado uma grande contribuição, no que diz respeito a Emendas03 Parlamentares, quanto à liberação de recursos para a reforma do CEMA, um prédio doado pelo Governo do Estado, para a construção do novo Campus da UEMA, em Itapecuru-Mirim”.

Walter esclareceu, ainda, que a universidade está também recebendo ajuda do deputado, para tornar realidade o desejo de ter um canal de televisão, voltado aos cursos a distância.

A coordenadora geral do UEMANET, professora Ilka Serra, concluiu explicando que a vinda do deputado à universidade é importante, exatamente porque ele fica conhecendo como o Núcleo funciona e como a UEMA atende esse déficit educacional no estado, por meio dos cursos a distância. “A TV UEMA é um projeto antigo, e a ideia é que ela possa servir de articulação para a Assessoria de Comunicação, mas com o objetivo maior de atender a educação, levando o conteúdo dos nossos cursos através dessa mídia, considerando que o funcionamento da internet no Maranhão ainda é muito precário”, afirmou Ilka.

Ainda participaram da reunião, os pró-reitores Roberto Serra (Planejamento); Andréa de Araújo (PROG); e Porfírio Guerra (Proexae); o diretor do Curso de Engenharia de Pesca, Ícaro Gomes; a prefeita do Campus Paulo VI, Fabíola Oliveira; o chefe de gabinete da Reitoria, César Choairy; os professores do Curso de Engenharia de Pesca, Carlos Riedel Porto e Erivânia Cristina; e assessores.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho