Estudantes recebem outorga do governador para estágio no exterior

Por em 27 de outubro de 2016

IMG_8882.Fazer um estágio no exterior e buscar novas experiências é a expectativa de 22 alunos de graduação, de mestrado e de doutorado, sendo 10 da UEMA, depois que receberam das mãos do governador Flávio Dino, ontem (26), no Palácio dos Leões, o termo de outorga para participarem do Estágio Internacional, com duração de 1 a 3 meses, em nove países.

A iniciativa faz parte do programa ‘Cidadão do Mundo’, elaborado pela SECTI e financiado pela FAPEMA. E, para isso, foram selecionados 17 projetos, em que os estudantes farão o estágio em instituições de ensino ou de pesquisa, empresas ou prefeitura na Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Itália e Portugal.

De acordo com o governador Flávio Dino, essa é uma grande oportunidade para os jovens que participam do programa “Cidadão do Mundo”, em suas várias modalidades, viajem para vários países através do estágio internacional, financiado pelo Governo do Estado. “Eles estão tendo a oportunidade de trocar conhecimento, ter acesso a novas realidades culturais, por isso, é muito importante que haja oportunidades como essa. E, além deles terem possibilidades de intercâmbio de informações pela internet no Maranhão, vão fazer presencialmente, indo a grandes universidades de outros países para aprimorar o seu engajamento nas pesquisas e desenvolver seus talentos de pesquisadores e servir de exemplo para que outros se animem”, relatou o governador.

Para o reitor Gustavo Pereira da Costa, a expectativa é muito grande porque é um programa que vai permitir aos IMG_8905alunos da graduação e da pós-graduação conhecer a realidade de outros países, compartilhar experiências com outras instituições e, nesses 90 dias, que vão permanecer no exterior, eles terão a possibilidade de ampliar seus horizontes de compreensão cultural sobre a sua formação. “Eu não acho que exista outro caminho para que o conhecimento seja cada vez mais aprimorado e democratizado, senão pelo processo de internacionalização. Eu fico muito satisfeito e parabenizo nossos estudantes e professores que conseguiram ser beneficiados pelo edital do programa Cidadão do Mundo”, disse o reitor.

Segundo o presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, o Estágio Internacional é uma oportunidade de articulação dos alunos, que estão desenvolvendo pesquisa tanto na graduação como em nível de mestrado e doutorado, com outras instituições de ponta no exterior, de forma que eles possam debater as diferenças que existem entre suas pesquisas e as que estão sendo desenvolvidas em outros países. “Então, é extremamente importante, porque o aluno pressupõe uma articulação prévia entre os professores que vão discutir os resultados dessa pesquisa e, com certeza, vão abrir novas portas para a mobilidade acadêmica e para cooperação internacional do Maranhão com o mundo”, explica Alex.

Já a aluna de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, Adriana Mendonça, que vai fazer o estágio na Prefeitura de Boston (EUA), ressaltou que o interesse é conhecer de perto a fórmula de como a população americana cuida dos espaços livres públicos para aplicar em São Luís. Ela esclarece, ainda, que os americanos cuidam muito bem dos parques e praças. “Eles mapeiam os parques e árvores, e detectam quando elas estão precisando de manutenção, e em São Luís não existe esta prática. Aqui, em vários casos, uma praça é construída e, em seguida, abandonada”, disse Adriana.

IMG_8919Dentre as propostas aprovadas pela FAPEMA, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi contemplada com 10 alunos da graduação, mestrado e doutorado, orientados pelos seus respectivos professores.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho