Joex debate sobre ‘Interação do Saber Local e Científico’

Por em 20 de outubro de 2016

IMG_1138Durante dois dias, estudantes, professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) levantarão o debate acerca da temática “Interação do Saber Local e Científico”. O tema faz parte da 9ª Jornada de Extensão, que acontece até esta quinta-feira (20), no Campus Paulo VI e nos campus de Caxias e Imperatriz.

A solenidade de abertura contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche Galves, que representou o reitor Gustavo Pereira da Costa, da assistente da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Maria das Graças Neri, que representou o pró-reitor Porfírio Candanedo Guerra, da coordenadora de Extensão Ariadne Enes Rocha, da diretora do Centro de Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Ana Lúcia Durte, e da diretora do campus de Lago da Pedra, Rosemary Soares Ribeiro, que representou os diretores de todos os campi da UEMA.

Na oportunidade, a coordenadora de Extensão Ariadne Enes Rocha apresentou os projetos desenvolvidos pela Proexae, e destacou a relevância de se debater a temática atual do evento.

“A temática do evento foi escolhida porque esse é o propósito maior da extensão: pegar o saber sistematizado, comprovado pela pesquisa, e levar esse conhecimento para discussão com o saber empírico, o saber local. Não no intuito de que o nosso saber seja mais verdadeiro, mas que esse saber interaja com o saber local, e é através dessa interação que há uma consolidação dessas verdades científicas”, destacou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, aproveitou a IMG_1132oportunidade para relembrar o empenho da instituição em estimular a extensão na universidade.

“Em mais uma edição da Joex reafirmamos o compromisso da administração superior da universidade, que vem sendo cumprido ao longo desses dois anos, entre eles o diálogo constante com a comunidade e o fortalecimento da extensão em todos os campi da Uema”.

Esta 9ª edição da Joex, conta com 426 inscritos no Campus Paulo VI, em São Luís, 225 no Campus de Caxias e 225inscritos no Campus de Imperatriz. Ao todo estão sendo apresentados 180 trabalhos científicos acadêmicos.

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Costa