Programa de Formação de Docentes da UEMA terá nova estrutura a partir de 2017

Por em 13 de outubro de 2016

The Big IdeaO Programa de Formação Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que hoje atende como Programa Darcy Ribeiro, terá sua estrutura reformulada a partir do próximo ano.

Dentre as principais novidades, está a inclusão dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais. O período das aulas também sofrerá mudanças. Em 2017, elas ocorrerão aos sábados e domingos, totalizando 20 horas, sendo 15h presenciais e 5h com atividades orientadas, em 3 (três) finais de semana para disciplinas de 60 horas.

Segundo a Pró-Reitora de Graduação, Andrea de Araújo, para esse processo de mudança, foi formada uma comissão de organização e sistematização com professores de diversos Campi da Instituição. “Todo o processo foi dialogado e nenhuma mudança foi impositiva. Toda a base do novo Programa está relacionada aos indicadores socioeconômicos do nosso Estado, que indicam a necessidade de ampliar a formação de profissionais nas áreas das ciências tecnológicas e informática, nas engenharias e gestão, direitos humanos, além da diversificação e fortalecimento das licenciaturas”, frisou.

Desde 1992, a UEMA atua no desenvolvimento de uma política de formação de professores, por meio dos Programas de Formação Docentes. O pioneiro foi o Programa de Capacitação de Docentes (PROCAD); posteriormente, ganhou nova ordenação com o Programa de Qualificação Docente (PQD) e; atualmente, desde 2010, está em atuação com o Programa Darcy Ribeiro.

“Nessa jornada de mais de 20 anos, os esforços e mudanças foram em busca da melhoria das políticas de formação inicial e continuada de professores, que devem ser sempre intensificados na busca por maior organicidade nas políticas, nos programas e nas ações voltadas para a formação dos profissionais do magistério da educação básica” afirma o Reitor Gustavo Pereira da Costa.

A meta da UEMA, a partir dessa reestruturação, é formar 2.940 professores para atuar na Educação Básica da rede de ensino do Estado do Maranhão nas áreas de Ciências da Natureza e Humanas, sendo 35 alunos por turma nos polos. Para isso, serão realizadas duas entradas. A de 2017 contemplará os cursos de Ciências Biológicas, Matemática, Letras, História, Geografia e Pedagogia. Em 2018, a entrada será para os cursos de Física, Química e Ciências Sociais.

O Programa de Formação de Professores da UEMA será ofertado em 19 municípios, escolhidos a partir dos seguintes critérios como: ausência de instituições de educação superior; identificação dos cursos ofertados nas instituições de ensino superior existentes; indicadores demográficos, econômicos e educacionais do Estado do Maranhão; aproveitamento da estrutura físico-administrativa dos campi e polos do Programa Darcy Ribeiro.

O público alvo do programa continua sendo o mesmo: docentes das redes de ensino que não tenham a formação em nível superior, egressos do ensino médio e a comunidade em geral.

A nova estrutura do Programa de Formação Docente da UEMA estava prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (Política de Graduação, item 3.5).

Por: Walline Alves