São Luís sedia XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura

Por em 18 de outubro de 2016

IMG_8004

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, fala em nome das Instituições de Ensino Superior, na abertura do evento

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) tem participação importante, na realização do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, que teve a abertura oficial ontem (17), à noite, no Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa, do presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), Almir Cordeiro de Carvalho; do presidente do Congresso, Hamilton de Jesus Almeida; do secretário de Agricultura do Maranhão, Márcio Honaiser, do representante da Embrapa Cocais, Alberto Vilarins; e de convidados.

Com o tema “Fruteiras Nativas e Sustentabilidade”, o evento, que segue até sexta-feira (21), visa discutir assuntos de extrema relevância para a fruticultura brasileira, proporcionando o intercâmbio de informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e ONGs ligadas ao setor.

IMG_8035

Um grande público de professores, pesquisadores, alunos e convidados prestigiou a abertura do congresso

Para o professor Gustavo Costa, o congresso possibilita a oportunidade de reunir professores, pesquisadores, empresários e instituições em torno de uma cadeia produtiva de grande importância econômica para o Brasil e para o Maranhão. Ele assegura que o estado tem enormes potencialidades no campo da fruticultura a serem exploradas. “Sediar um congresso desta magnitude pela primeira vez em São Luís é uma excelente oportunidade de reunir os atores institucionais que poderão transformar a fruticultura num vertes de desenvolvimento para o nosso estado”, declara o reitor.

Conforme explica o presidente da SBF, Almir Cordeiro, a realização do congresso aqui em São Luís, traduz-se num desafio de plantar uma semente, que objetiva o melhoramento da fruticultura no Maranhão. “O congresso tem o papel de irradiar o que a ciência tem feito para o bem da agricultura e para o bem do ser humano, e isso podemos chamar de fruticultura saúde e fruticultura sustentabilidade”, esclarece Almir.

De acordo com o presidente do congresso, professor Hamilton Almeida, a ideia é criar um programa de fruticultura no estado, com ênfase nas fruteiras nativas e, a partir dessa iniciativa, implantar polos de fruteiras com potencialidades. “Queremos que o Maranhão se torne um polo tipo exportação, criando, com isso, oportunidades para que tenhamos produtores de pequenos, médios e grandes portes no ramo da fruticultura, dentro de uma visão do grande negócio”, comentou Hamilton.

IMG_8065

O professor Bruce Schaffer, da Flórida University–EUA , ministrou a palestra de abertura com o tema “Ecofisiologia de Fruteiras Tropicais e Subtropicais”

Durante o congresso serão realizadas mesas redondas e conferências com pesquisadores nacionais e internacionais, minicursos, palestras satélite, visitas técnicas e apresentações de trabalhos científicos. Na ocasião, será realizada a entrega do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura, a ser concedido ao melhor trabalho de iniciação científica e às melhores teses de mestrado e doutorado, desenvolvidos na área de fruticultura nos últimos 5 anos.

Segundo os organizadores, a premiação tem por objetivo incentivar jovens pesquisadores, além de destacar a importância deste evento como fórum de formação, discussão e divulgação de tecnologias desenvolvidas para fortalecer a fruticultura brasileira.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Bruce Schaffer, da Flórida University–EUA que, na oportunidade, defendeu o tema “Ecofisiologia de Fruteiras Tropicais e Subtropicais”.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), o evento está sendo realizado em parceria com a Ufma, Ifma, Governo do Estado, Ministério da Agricultura, Embrapa, SEINC e Sagrima.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho