UEMA assina Acordo de Cooperação Técnica com FAPEMA e SECTI

Por em 13 de outubro de 2016

IMG_20161011_154536212Visando o aporte financeiro para as ações do Mestrado Profissionalizante em Engenharia de Computação e Sistemas, que será realizado na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o vice-reitor Walter Canales assinou, na última terça-feira (11), um Acordo de Cooperação Técnica, com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Informação (SECTI).

O Acordo tem por objeto apoiar a implantação do Mestrado na área de Concentração em Computação Aplicada e Sistemas Computacionais Aplicados à Engenharia Aeroespacial, a ser desenvolvida no Campus Paulo VI – Tirirical.

Para o professor Walter Canales, o convênio já existia em parceria com ITA, mas não tinha o suporte financeiro. Por esta razão, disse ele, pretende-se viabilizar financeiramente o funcionamento do Curso e preparar maranhenses para conduzir o processo científico e tecnológico da Base de Alcântara, além de criar oportunidades para os professores da UEMA e pesquisadores o ITA.

Segundo o Acordo, serão ofertadas pela FAPEMA, para o funcionamento do Mestrado, bolsas remuneradas no valor de 1.500 reais cada, para 16 dos 20 alunos do Curso, 8 bolsas para professores visitantes no valor individual de 5 mil reais, e o financiamento de 4 projetos de pesquisa, no valor de 25 mil reais cada um.

Conforme explica o coordenador do Mestrado, Henrique Mariano, este convênio é muito importante para o desenvolvimento do estado e a formação de recursos humanos para os cursos de Engenharia Aeroespacial, que deverão ser implantados pelo ITA, em cooperação com as universidades maranhenses.

As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 4 de novembro, no prédio das Engenharias-Campus Paulo VI. Para mais informações, o interessado poderá encontrar no site www.pecs.uema.br. A prova para a seleção acontecerá no dia 9 de dezembro deste ano e as aulas terão início no dia 13 de março de 2017.

Ainda participara da cerimônia de assinatura do Acordo, o secretário da SECTI, Jhonatan Almada; o presidente da FAPEMA, Alex Oliveira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, Marcelo Cheche; o secretário adjunto da SECTI, Nivaldo Costa Muniz; o diretor do Curso de Ciências da Computação da UEMA, Rogério Moreira Lima; e a representante da equipe Jurídica da FAPEMA, Marinalva Garcia.

Texto: Alcindo Barros