UEMA e Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias promovem III Seminário do curso de Segurança Pública

Por em 18 de outubro de 2016

Mesa de abertura

Na tarde dessa segunda, 17, a Universidade Estadual do Maranhão e a Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias realizaram a abertura do III Seminário do curso de Segurança Pública, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. A programação segue até a próxima quarta, 19.

Nesta edição, a temática do evento é “Integração dos Atores da Segurança Pública; interagir para promover”, assim, o seminário visa a discutir a temática da segurança pública sob o olhar científico e institucional. Mais de 300 alunos cadetes do curso de Segurança Pública PMMA e Bombeiro Militar da UEMA participaram do evento.

A mesa de abertura do Seminário foi composta pelo Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra, no ato representando o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa; pelo Comandante da Academia da Polícia Militar Gonçalves Dias, Coronel QOPM Raimundo Nonato Santos Sá; pelo secretário de Estado Chefe do Gabinete Militar do Governador, Tentente Coronel Sílvio Carlos Mesquita; pelo Diretor de Ensino do Copo de Bombeiro Militar, Tentente Coronel QOCBM, Mauro Roberto Santos; pelo Sub-Comandante da APMGD, Tentente Coronel QOPM, José de Ribamar Costa e; pela Diretora do CFO, Vera Lúcia Santos.

IMG_1078

A Diretora do CFO, Vera Santos, afirmou que no curso de Formação de Oficiais da PMMA há docentes e acadêmicos extremamente empenhados em promover a construção e consolidação das práticas policiais. Ela ressaltou ainda que na Universidade os alunos cadetes tem a oportunidade de exercer a consciência crítica sobre as políticas de segurança e seus desdobramentos na preservação da ordem.

Para o Comandante da Academia da Polícia Militar Gonçalves Dias, Coronel Sá, esse momento é de extrema importância, pois toda a comunidade militar se reúne para debater assuntos oportunos. “Temos sempre a perspectiva de aprimorar a segurança pública do nosso Estado, por isso, compartilhar informações no intuito de gerar conhecimento é fundamental”, frisou.

IMG_1090 (1)

A parceria entre a Polícia Militar do Maranhão e a UEMA existe há 23 anos. O curso de Formação de Oficiais é pioneiro na formação acadêmica de Oficiais Militares.

Até o encerramento do evento, ainda acontecerão palestras, mesas redonda e atividades culturais, confira;

18 de Outubro

14:00h -16:00h

Mesa-redonda: “Visibilidade das Ações de Segurança Pública na sociedade maranhense”

Composição: Lawrence Melo Pereira (Delegado Geral), Dr. Breno Galdino de Araújo (Secretário Municipal de Segurança com Cidadania), Cel QOPM Jorge Allen Guerra Luongo (subcomandante Geral da PMMA), Tiago Mattos Bardal (Superintendente da SEIC), Coordenador: Profa Espa Maria de Lourdes Castro Mota

16:20h-17:40h

Mesa-redonda: “Direitos humanos, audiência de custódia e os encarregados de aplicação da lei”.

Composição – Dr. Carlos Henrique Rodrigues Vieira (Promotor de Justiça), Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (Representante de SEDIC); Cap QOPM Antônio Roberto Santos Junior; Ten Cel QOPM Sílvio Carlos Leite Mesquita. Coordenador: Prof. José Antônio Ribeirode Carvalho

DIA 19/10

MANHÃ

08:00h – 10:00h

Mesa-redonda: “Violências, crimes e sociabilidades: novas perspetivas”. Composição: Cristiano César Oliveira de Farias (Delegado da PC), Francisco Gonçalves da Conceição (Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular), Laurinda Maria de Carvalho Pinto (Secretária de Estado da Mulher – SEMU); Coordenador: Profa Roseane Maria do Nascimento Silva

10:20h-11:40h

Mesa-redonda: Violência no trânsito e seus desdobramentos sociais. Composição: Cel QOPM Raimundo Nonato Santos Sá (Comandante da APMGD); Anderson da Silva Oliveira (representante do Detran), Cap QOPM Edilson Fernando Cardoso Júnior. Coordenador: Cel QOPM Antônio Roberto Santos Silva.

Palestra de encerramento: “Perspectivas da implantação de políticas de

Segurança Pública integrada”. Palestrante: Dr. Jefferson Miller Portela Silva (Secretário de Segurança Pública). Coordenador: Profa Dra Irlane Regina Moraes Novaes

16:30 – Atividade cultural

Fotos – Edson Ferreira