UEMA realiza abertura da XI MACCBIO

Por em 5 de outubro de 2016

Mesa de abertura da XI MACCBIO

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na tarde de ontem (04), no auditório do prédio de Ciências Biológicas, a abertura da XI Mostra Acadêmica, Científica e Cultural em Ciências Biológicas (MACCBIO), com o tema “Gestão, Conservação e Manejo de Recursos Naturais Maranhenses”.

Participaram da solenidade de abertura o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana; a pró-reitora de Graduação, Andrea de Araújo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; a assessora de Gestão Ambiental e coordenadora geral do evento, Zafira Almeida; a coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para a Educação, Ilka Serra; o aluno Yuri Almeida, presidente da Comissão da XI MACCBIO e a aluna Raisse Ramos, presidente da MACCBIO Jovem e 1º Infanto Juvenil.

O vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana, iniciou sua fala parabenizando todos que estão envolvidos com o evento, e destacou, “a cada ano, estamos crescendo juntos em conhecimento e ações de pesquisa e extensão com a realização desta Mostra Acadêmica. É muito prazeroso participar de momentos como este na universidade, acompanhando jovens atuando em pesquisa e trocando conhecimentos. Tenham a certeza que vocês estão no caminho certo, para o engrandecimento individual e de toda a comunidade universitária”.

“Esse evento demonstra que a educação é a principal arma para enfrentar esse período de dificuldade. Hoje posso destacar com grande alegria que finalmente realizamos o desejo de tornar o evento nacional, além da participação de estudantes do ensino fundamental. Porém, melhor do que falar,  é mostrar, e faremos isso ao longo da Mostra”, enfatizou o aluno Yuri Almeida, presidente da Comissão da XI MACCBIO.

Na oportunidade, a assessora de Gestão Ambiental e coordenadora geral do evento, Zafira Almeida, agradeceu a turma pela parceria para a realização desta edição e destacou que essa construção coletiva foi resultado de uma grande mobilização de todos, especialmente dos alunos. Além disso, apresentou à programação da XI MACCBIO que contará com minicursos, oficinas, mesas redondas, trabalhos científicos, workshop, rodas de conversas, acadêmicas e institucionais, e palestras.

Palestrante Reinaldo Luiz Bozelli/UFRJ

O evento acontecerá até a próxima sexta-feira (07) e objetiva congregar os interessados em debater e aprofundar conhecimentos relacionados ao Ambiente e a Sustentabilidade divulgando produções de cunho Educacional, Científico e Cultural. Além disso, a MACCBIO visa à integração acadêmica e cultural dos discentes e docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior e da Educação Básica acerca dos diferentes campos do conhecimento.

Para finalizar, foi realizada a palestra de abertura, intitulada “Ecologia e Conservação dos Recursos, proferida pelo professor Reinaldo Luiz Bozelli/UFRJ.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho