Acadêmicos e professores de Arquitetura apresentam resultados de projetos realizados durante EQUINOX na Itália


Por em 24 de novembro de 2016



Sem títuloAcadêmicos e professores de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual do Maranhão, apresentarão hoje às 15h, no auditório do curso, os resultados dos projetos realizados durante o Atelier Internacional de Criação Urbana – EQUINOX 2016, realizado na Itália.

O Atelier Internacional de Criação Urbana – EQUINOX é um laboratório dedicado à inovação urbana, com métodos de diagnósticos integrados e de procedimentos para criação de projetos urbanos estratégicos. A sétima versão do EQUINOX, foi realizada na Universidade de Camerino, na cidade de Ascoli Pisceno, na Itália, e teve como tema Well Being and Creative City (Bem estar e cidade criativa).

As áreas de intervenção do Atelier neste ano foram na própria cidade Ascoli, nos bairros de Monticelli, de predomínio de habitações sociais, Castagneti, área industrial parcialmente abandonada, ambas com problemas sociais, econômicos, ambientais e a área do Rio Tronto que corta a cidade.

Além da UEMA e da Universidade de Camerino, anfitriã do evvento, participaram do EQUINOX 2016, as Universidades de Paris-Est Marne la Vallée, a Universidade Sapienza de Roma e a Universidade de Belgrado da Sérvia.

A equipe da UEMA foi representada pela diretora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marluce Venâncio, os professores Ingrid Braga e Frederico Burnett, além de um grupo formado por 12 alunos.

O workshop, com base no conceito de ponte de ensino, forneceu uma completa imersão de duas semanas do estudante-projetista em uma “experiência de aprender fazendo”, onde a atividade de projeto foi complementada com aulas específicas de professores e especialistas nos temas de regeneração urbana, confronto direto com a população local, com as partes interessadas (comerciantes, associações desportivas, empresários) e com a administração municipal. Ampliando a participação de professores e alunos com diferentes formações profissionais, o Atelier consolida uma expertise na análise e proposição para áreas urbanas com precariedades socioespaciais.

Sobre o EQUINOX

O Atelier Internacional de Criação Urbana foi pensado como laboratório dedicado à inovação urbana, como momento de experimentação e tem como universidades parceiras a Universidade Estadual do Maranhão, a Universidade de Paris-Est Marne la Vallée, a Universidade Sapienza de Roma, Universidade de Camerino, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Maranhão.

Das seis versões já realizadas, quatro foram na cidade de São Luís, nos anos de 2009, 2011, 2012, 2015 com projetos elaborados para o Centro Histórico de São Luis, Sítio do Tamancão, bairros da Liberdade, Vinhais Velho, Comunidade da Portelinha, na região próxima ao bairro do Calhau e do Sítio Nossa Senhora do Loreto, na região da Cidade Operária. E suas versões internacionais na França nos anos de 2010, para a região de Aquitaine, na Cidade de Mont de Marsan e 2014 para Genevilliers, cidade localizada na região periférica de Paris.

Sempre com a participação de dezenas de alunos, selecionados pelas universidades parceiras, as diversas versões do EQUINOX ampliaram o espectro de propostas projetuais e o consolidaram como um atelier de inovação urbana que conceitua, cria, territorializa e que abre espaço pedagógico para o debate de ideias, utopias e futuros possíveis para o desenvolvimento sustentável das nossas cidades.

 

Por: Polyanna Bittencourt



Últimas Postagens