Campanha “Praia Limpa – Litorânea Viva” foi realizada no último final de semana

Por em 29 de novembro de 2016

DSCN7656O Projeto PRAIAS, desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha da Universidade Estadual do Maranhão (LBVM/UEMA), em parceria com a FAPEMA, SEMA e com os Laboratórios LABFIC e LIZIC, da UFMA, realizou mais uma ação da Campanha “Praia Limpa – Litorânea Viva”, na praia do Calhau, Avenida Litorânea, na manhã do último sábado (26).

Após um ano e meio de coletas e análise de amostras foi montada uma tenda expositora com microscópios, lupas mostrando e uma coleção biológica, com o intuito de informar à população sobre os animais e vegetais típicos das praias do litoral norte da ilha de São Luís, recebendo mais de 300 visitantes.

Na ocasião, foi possível constatar uma grande variedade de organismos marinhos coletados na água, areia, afloramentos de laterita extraídos do próprio ecossistema de praias, fauna e flora típica das dunas, réplicas desses seres marinhos com vistas à conservação das espécies, além de jogos educativos.

Paralelamente, foi feita uma campanha de educação ambiental com distribuição de folders, cartazes, DSCN7595flyers evidenciando a problemática do lixo, danos causados à fauna e flora local e os resultados obtidos com eco-faxinas realizadas nas praias, em ações anteriores, desenvolvidas pelos pesquisadores e voluntários do projeto.

A professora Andrea Azevedo Cutrim, coordenadora do Projeto PRAIAS, salientou a importância da universidade se aproximar da comunidade, envolvendo cada vez mais acadêmicos nos projetos de extensão. “Trazer a exposição para a praia tem sido uma tentativa de disseminar o conhecimento produzido no interior da academia, de forma simples e prazerosa”, complementou a bióloga.

Para obter outras informações, envie e-mail: lbvm.uema@gmail.com ou acesse a página do Facebook: biologiavegetalemarinha.