Começa o XXVIII Seminário de Iniciação Científica da UEMA

Por em 10 de novembro de 2016

IMG_9355Aconteceu ontem (9), a solenidade de abertura do XXVIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) sobre o tema “Iniciação científica como geradora do conhecimento, saber e ciência”, no auditório do prédio de Biologia.

O Evento está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA), com apoio das instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD).

Durante o XXVIII SEMIC, são apresentados os resultados dos projetos de Iniciação Científica dos Programas PIBIC (CNPq, FAPEMA e UEMA), PIBITI e PIVIC, bem como apresentações de trabalhos voluntários, palestras e minicursos com temas relevantes para a comunidade acadêmica.

Participaram da mesa de abertura o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra; o diretor do Posto Médico da UEMA, Marcelo Vasconcelos, representando o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Guerra; e o coordenador de Pesquisa da PPG, Claúdio Eduardo de Castro.

Para o reitor Gustavo Pereira “a iniciação científica, hoje, é de jovens curiosos a respeito do objeto que não está bem delineado. O problema que ainda não foi respondido é a mola que move a ciência, o saber acadêmico, o engajamento de professores e estudantes em torno do avanço das fronteiras científicas e tecnológicas. O SEMIC é  o momento para a exaltação desses valores”.

O reitor prosseguiu explicando que o processo de formação acadêmica não é apenas técnico e instrumental, mas também, de formação cidadã, que se indigna com as desigualidades sociais e preocupa-se com questões políticas. Exemplificou isso ao citar as manifestações dos estudantes contra a PEC 55 e outras solicitações.

” Os estudantes são capazes de discutir o que é meIMG_9332lhor para eles e para os outros. Antes mesmo da ocupação da Reitoria, já tínhamos nos manifestado publicamente, assumindo uma posição institucional como porta-voz de um sentimento coletivo contra a PEC 55, reforma do Ensino Médio e Escola sem partido.  Por mais bem intencionada que sejam as propostas, elas não podem ser impostas”, disse.

E completou: “Quero reafirmar o que já fiz, por meio de nota oficial, a compreensão da Universidade sobre a plena legitimidade das manifestações, não só aqui na UEMA, mas no Estado e em âmbito nacional. Nenhuma medida de força será usada para inibir, cercear ou limitar a expressão dos estudantes nessa manifestação”.

O discurso do pró-reitor Marcelo Cheche enfatizou o desenvolvimento da pesquisa na Universidade e o trabalho da equipe da Coordenação de Pesquisa até o momento. Ele apresentou um quadro demonstrativo dos dados que revelam o aumento de mais de 45 % no número de bolsas de iniciação científica nos últimos três anos, ressaltando o apoio da FAPEMA nessa conquista.

IMG_9344“O crescimento das bolsas revela um processo de expansão e também de pluralização do acesso a essas bolsas, por meio de uma efetiva política de interiorização. Em 2014, em outros campi, eram 57 bolsas. Hoje, são 134 bolsas, revelando um aumento significativo das bolsas no interior do Estado”, ressaltou.

Além disso, ele frisou as tentativas institucionais de compensar o prejuízo advindo dos cortes de recursos em âmbito federal, apontando a assinatura de uma portaria que destina recursos aos mestrados e doutorados da UEMA, realizada durante a solenidade, como uma dessas medidas .

Após a solenidade, a pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e representante regional da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica (SBPC) no Maranhão, Eloísa Gonçalves, ministrou a palestra de abertura sobre o tema do evento.

Por: Débora Souza